86% das empresas sofreram ciberameaça em 2022, alerta Dell

Número é 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior, revela Índice Global de Proteção de Dados da empresa

Author Photo
8:53 am - 25 de novembro de 2022
segurança, cibersegurança, proteção Imagem: Shutterstock

Novo Índice Global de Proteção de Dados (GDPI), encomendado pela Dell Technologies, apontou que 86% das companhias em todo o mundo sofreram ao menos uma disrupção de suas operações em razão de ameaça cibernética, contra 76% do ano anterior. Realizado em parceria com a consultoria Vanson Bourne, o GDPI ouviu 1000 tomadores de decisão em tecnologia de empresas com mais de 250 colaboradores em todo o mundo, inclusive no Brasil, entre os meses de agosto a outubro deste ano.

A maioria das organizações estão enfrentando desafios sobre como proteger seus dados de atacantes cibernéticos, especialmente diante do movimento de digitalização promovido pelas empresas com a migração de parte das suas operações para o ambiente de nuvem pública.

O relatório destacou que preocupações e falta de confiança sobre as medidas de proteção de dados existentes são predominantes, expondo as organizações a riscos. Nesse sentido, 69% dos executivos expressam o receio de que irão experienciar algum tipo de disrupção causado por incidentes cibernéticos. Além disso, 67% afirmam que suas organizações não estão preparadas para lidar com ameaças como malware e ransomware.

De acordo com Wellington Menegasso, Data Protection & Cyber Resiliency Sales Leader para o cone sul da América Latina da Dell Technologies, o estudo jogou luz sobre como os níveis de interrupção operacional das empresas, que provavelmente foram causados por incidentes cibernéticos, aumentaram neste ano.

“A pesquisa mostrou que 48% dos executivos disseram que sofreram um ataque ou outro incidente cibernético que impediram o acesso aos dados de sua organização, ante 37% registrado em 2021. Esse dado é extremamente preocupante”, alertou Wellington Menegasso, Data Protection & Cyber Resiliency Sales Leader para o cone sul da América Latina da Dell Technologies

O levantamento da Dell Technologies também buscou compreender como as organizações entendem e estão implementando o conceito de segurança Zero Trust. O termo pressupõe uma abordagem na qual todos os pontos de interação dentro e fora dos ambientes das empresas devem ser sempre verificados, de modo a reforçar os aspectos de segurança das informações.

Segundo o GDPI, apenas 12% dos executivos relataram a implementação completa de políticas de Zero Trust em suas organizações, garantindo a sua manutenção contínua. Já 21% dos respondentes afirmaram que suas empresas estão em fase de implementação dessas práticas. O estudo aponta, entretanto, que a maioria das organizações ainda tem um caminho a percorrer para garantir que o Zero Trust seja executado de acordo com as melhores práticas, e até que isso ocorra, as corporações permanecerão vulneráveis a riscos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.