85% dos líderes de infraestrutura planejam acelerar automação até 2025

No entanto, ainda encontram dificuldades em selecionar casos de uso para a automação, diz relatório do Gartner

Author Photo
7:55 am - 31 de outubro de 2022
Automação de processos, ti, automação de tecnologia da informação imagem: Shutterstock

Novo estudo do Gartner aponta que entre as empresas de infraestrutura e operações (I&O) que ainda não estão totalmente automatizadas há uma tendência para que esta realidade mude significativamente nos próximos três anos. De acordo com o levantamento, 85% dos líderes dentro deste segmento afirmam que alcançarão a automação até 2025. O estudo foi realizado de abril a maio de 2022, com com 304 líderes mundiais de infraestrutura e operações e seus subordinados diretos em empresas com receita anual de US$ 1 bilhão ou mais.

“A automação é essencial para que a área de infraestrutura e operações se adapte às crescentes demandas dos negócios digitais”, afirma Yinuo Geng, Vice-Presidente do Gartner. “As tecnologias podem apoiar a TI na velocidade de lançamento de soluções ao mercado, aumentando a agilidade dos negócios, garantindo a conformidade com os requisitos regulatórios e de segurança e otimizando os custos de serviço”, diz o analista.

A automação tem maior aderência a certos destinos dentro das organizações de I&O. Segundo o Gartner, a automação é usada com mais frequência na implantação de aplicações (47%), para carga de trabalho de I&O (43%) e implementação de dispositivos de usuários finais (41%). Da mesma forma, 90% dos entrevistados que estão automatizando a implementação de aplicação relatam que isso somou valor para suas operações.

Leia também: Brasil lidera uso de Inteligência Artificial na América Latina

O estudo também faz um alerta acerca da segurança das operações, tendo em vista que apenas 22% dos líderes de I&O estão automatizando patches e remediação de vulnerabilidades. No entanto, 70% daqueles que estão otimizando essas atividades acham que isso é impactante para os negócios, enfatizando a urgência da área de infraestrutura e operações expandir a automação para domínios operacionais.

Um dos grandes desafios para o avanço da automação dentro do setor é selecionar os melhores casos de uso para implementação da tecnologia. Apenas 21% dos entrevistados relataram altos níveis de sucesso em seus esforços de automação de I&O.

Além do desafio mais citado, que é o de estimar o ROI para selecionar as melhores oportunidades de casos de uso, outros obstáculos estão nas formas de trabalhar para abordagens mais centradas nos consumidores, melhorar os processos e a infraestrutura legados e desenvolver e adquirir habilidades relevantes.

“Ao selecionar iniciativas de automação, os líderes de I&O tendem a olhar para a viabilidade e o volume de demanda em vez do valor potencial do negócio”, comenta Melanie Freeze, Diretora Sênior de Pesquisa do Gartner. “Os líderes podem extrair mais retornos futuros dos investimentos se também priorizarem iniciativas reutilizáveis ​​e apoiarem a inovação e as prioridades de negócios emergentes”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.