Brasil lidera uso de Inteligência Artificial na América Latina

Segundo estudo do SAS e IDC, empresas brasileiras também lideram uso de analytics

Author Photo
10:23 am - 28 de outubro de 2022
Imagem: Shutterstock

Empresas brasileiras são as que mais adotam Inteligência Artificial na América Latina, apontou pesquisa “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, feita pelo IDC a pedido do SAS. De acordo com o levantamento, 63% das companhias que utilizam dados e analytics também usam IA, ante uma média de 47% da região.

Para 70% das empresas brasileiras, o uso de IA visa melhorar a habilidade de análise de dados históricos para ter insights preditivos, enquanto 90% afirmam investir em dados e analytics com o objetivo principal de identificar tendências e padrões de consumo, percentual superior à média da América Latina, de 60%.

Leia também: Cortex adquire plataforma de inteligência geográfica Geofusion

O principal motivador para as empresas adotarem dados e analytics é a confiabilidade e segurança, apontada por 84% dos brasileiros, enquanto na América Latina como um todo, o percentual é menor (73%). E, na hora de escolher uma solução, o principal fator levado em conta é um forte sistema de suporte técnico, apontado por 56% dos entrevistados.

Na análise do country manager do SAS no Brasil, André Novo, os dados revelam uma maturidade das empresas brasileiras em relação à transformação digital como meio de se tornarem mais competitivas, prevendo os próximos cenários e gerando novas oportunidades de negócios.

A pesquisa entrevistou 333 companhias de diversos segmentos e portes em oito países da América Latina, entre eles México, Chile, Argentina e Brasil. Para Fabio Martinelli, Analyst Enterprise, Data & Analytics do IDC, o estudo aponta oportunidades: “86% das empresas entrevistadas na região já utilizam solução de dados e analytics. Porém, para algumas análises, 38% ainda utilizam apenas planilhas, o que mostra que há muito espaço para crescimento”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.