83% dos executivos acreditam que ativos digitais transformarão seus setores, diz estudo

Estudo encomendado pelo MID indica que maioria dos executivos ainda espera setor amadurecer para aplicar tecnologias

Author Photo
1:30 pm - 29 de novembro de 2023
Imagem: Shutterstock

Tecnologias conhecidas como ativos digitais, entre elas o blockchain, criptomoedas, tokens e o real digital Drex, prometem revolucionar diferentes indústrias. Essa expectativa é compartilhada com 83% dos executivos entrevistados por uma pesquisa encomendada pelo Movimento Inovação Digital (MID), associação que reúne grandes plataformas digitais em atuação no Brasil, e conduzido pela PwC Brasil.

De acordo com o estudo “Adoção, Uso e Insights relacionados a Blockchain, Criptomoedas, Tokens e DREX”, a maioria dos executivos entrevistados acredita que essas tecnologias terão um impacto disruptivo em seus respectivos setores. No entanto, 59% estão aguardando desenvolvimentos adicionais no setor, e apenas 3 em cada 10 estão avançando ativamente com a adoção dessas inovações. A pesquisa foi realizada com 48 empresas, de diferentes setores da economia.

Leia mais: Blockchain é realidade distante para mais da metade das empresas brasileiras

A pesquisa chama atenção para a lacuna entre o reconhecimento do potencial disruptivo e a implementação efetiva dessas tecnologias. “Reunimos empresas do Brasil para que possamos entender o comportamento delas em relação à maturidade de adoção, utilização e insights nos chamados ‘ativos digitais’. Por serem temas novos, mas que estão ganhando espaço dentro das corporações, com certeza o estudo revela dados essenciais que auxiliam na tomada de decisões dos empresários e os principais desafios que blockchain, criptomoedas, tokens e Drex trazem”, explica Rodrigo Soeiro, líder do Comitê de Meios de Pagamentos do MID.

Outra conclusão do estudo aponta que, apesar de 50% dos entrevistados afirmarem ter conhecimento razoável de diferentes tecnologias, os executivos ainda não possuem cases práticos. Eles também se mostraram pouco interessados no Drex já que 59% mostraram não conhecer a solução do Banco Central.

Metade dos respondentes entende que existem vantagens desses temas abordados no estudo, porém ainda não possuem clareza de como capturar e aplicar a tecnologia. 42% dos entrevistados estão aguardando a maturação do setor para intensificar os avanços tecnológicos envolvendo essas tecnologias. Em particular, o Blockchain se revelou como um tema de interesse para investimento, figurando entre as três prioridades destacadas.

Quando questionados sobre os potenciais riscos acerca do tema, a questão regulatória se mostrou a principal preocupação para a adoção de tecnologias emergentes, acompanhada da maturidade tecnológica e os riscos cibernéticos. Já um terço das empresas, equivalente a 33%, já está inserido essas soluções, com diferentes estratégias de adoção.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.