Compras no metaverso interessam 83% dos consumidores

Para maioria dos executivos de varejo, organizações líderes tornarão cada vez mais real o mundo virtual, mostra estudo da Accenture

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12:40 pm - 28 de abril de 2022
Imagem: Shutterstock

Empresas voltadas ao consumidor, como varejo, bens de consumo e viagens deverão aumentar seus investimentos em novos recursos e experiências capazes de combinar os mundos físicos e virtuais para não ficarem para trás, alertou nova pesquisa global realizada pela Accenture. O estudo “Meet Me in the Metaverse: The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business” foi realizado com mais de 11 mil consumidores de 16 países.

Para 55% dos consumidores, suas vidas e meios de subsistência estão migrando para espaços digitais e 83% demonstram interesse em fazer compras pelo metaverso. Em resposta a essa tendência, 90% dos executivos de varejo afirmam que as organizações líderes vão ultrapassar os limites do mundo virtual para torná-lo cada vez mais real, o que aumenta a necessidade de integração e navegação perfeitas entre os mundos digital e físico.

Além disso, 72% dos executivos globais acreditam que o metaverso terá um impacto positivo em suas organizações, enquanto 45% acreditam que esse impacto será revolucionário ou extremamente transformador.

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“A era do metaverso já começou e para as empresas voltadas ao consumidor essa não é uma simples questão de sim ou não, mas como embarcar nessa nova onda”, explica Jill Standish, diretora geral e chefe global de Retail na Accenture. “Varejistas e marcas terão que repensar e experimentar o que as novas experiências imersivas e consultivas podem representar para os consumidores. Além das novas oportunidades de venda, o metaverso também pode ajudar a conquistar a lealdade do consumidor por meio de experiências que vão além da simples entrega do produto”.

Entre os exemplos dados por Standish está a criação de uma experiência personalizada por meio de um evento de compras ao vivo onde os clientes podem se sentar ao lado de um embaixador da marca e, em seguida, entrar em um camarim virtual onde podem experimentar algo, adicionar ao carrinho e pagar.

O estudo também concluiu que 50% dos consumidores estão comprando ou gostariam de comprar experiências de viagem, como um passeio turístico ou uma estadia em hotel. Esse número chega a 55% entre os millennials, contra 29% dos baby boomers. Quando o assunto é lazer, 54% dos consumidores estão comprando, ou estão interessados em comprar, ingressos para um show ou evento esportivo em um mundo virtual.

De acordo com Emily Weiss, diretora geral e chefe global de Travel na Accenture, “é importante reconhecer que o metaverso não tem a finalidade de substituir as viagens físicas, mas fornecer um aprimoramento complementar a uma experiência abrangente que, com o tempo, pode se tornar uma parte essencial do ecossistema de viagens”.

Além de permitir novas formas de fazer compras, viajar e socializar, os produtos e locais virtuais constituem uma oportunidade potencial para o aumento de receita em todos os setores, destaca o estudo.

“Embora as aplicações comerciais do metaverso ainda estejam engatinhando, elas devem se desenvolver rapidamente. Afinal, é o que os consumidores esperam. As marcas de consumo bem-sucedidas serão aquelas que colaboram com seus clientes e o ecossistema do metaverso a fim de criar produtos e serviços digitais capazes de atender essas necessidades emergentes com agilidade”, conclui Oliver Wright, diretor geral e chefe global de Consumer Goods na Accenture.

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