Mais de 80% dos CEOs acreditam que riscos ESG impactarão negócios
Pesquisa da EY indica que preocupações crescentes já pressionam perspectivas e orçamentos para os próximos 12 meses
CEOs no mundo todo estão cada vez mais preocupados com o impacto do ESG nos negócios. Uma nova pesquisa global realizada pela EY com 1,2 mil CEOs chegou à conclusão de que 83% desses líderes já consideram que os riscos ESG e de sustentabilidade vão impactar o desempenho dos seus negócios nos próximos 12 meses — e de forma moderada (27%), significativa (34%) ou ainda muito significativa (22%).
O contexto não poderia ser mais preocupante tendo em vista que reguladores e investidores exigem cada vez mais transparência na agenda ESG.
O estudo da EY destaca como os CEOS pretendem incorporar a sustentabilidade na agenda de crescimento das suas organizações e como eles têm usado a Inteligência Artificial, incluindo planos para alavancar essa tecnologia. A Inteligência Artificial é, inclusive, vista por muitas empresas como uma forma de celerar seu progresso em sustentabilidade.
Leia também: Gympass levanta US$ 85 mi e eleva valor da empresa para US$ 2,4 bi
Segundo a pesquisa, as empresas têm priorizado um orçamento dedicado para os temas de ESG, com 38% dos CEOs priorizando questões de sustentabilidade ao tomar decisões de alocação de capital. Já praticamente três a cada dez (28%) alocam capital para iniciativas de sustentabilidade no mesmo nível de outras prioridades de negócio.
Nas Américas, essa porcentagem é de 22%, ocupando a última posição entre as regiões mensuradas.
Ainda segundo o levantamento, a maioria dos investidores considera que as empresas devem fazer investimentos endereçando questões ESG relevantes para seus negócios, mesmo que isso reduza os lucros no curto prazo. A EY lembra que esses investidores estão cada vez mais interessados em negócios que colocam a sustentabilidade como prioridade.
Por isso, para atender a essa demanda, ressalta a EY, os CEOs precisam buscar formas eficazes e que sejam comparáveis de fazer suas divulgações das iniciativas inseridas na agenda ESG.
*com informações da Agência EY
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!