Mais de 80% dos CEOs acreditam que riscos ESG impactarão negócios

Pesquisa da EY indica que preocupações crescentes já pressionam perspectivas e orçamentos para os próximos 12 meses

Author Photo
4:45 pm - 24 de agosto de 2023
ESG Imagem: Shutterstock

CEOs no mundo todo estão cada vez mais preocupados com o impacto do ESG nos negócios. Uma nova pesquisa global realizada pela EY com 1,2 mil CEOs chegou à conclusão de que 83% desses líderes já consideram que os riscos ESG e de sustentabilidade vão impactar o desempenho dos seus negócios nos próximos 12 meses — e de forma moderada (27%), significativa (34%) ou ainda muito significativa (22%).

O contexto não poderia ser mais preocupante tendo em vista que reguladores e investidores exigem cada vez mais transparência na agenda ESG.

O estudo da EY destaca como os CEOS pretendem incorporar a sustentabilidade na agenda de crescimento das suas organizações e como eles têm usado a Inteligência Artificial, incluindo planos para alavancar essa tecnologia. A Inteligência Artificial é, inclusive, vista por muitas empresas como uma forma de celerar seu progresso em sustentabilidade.

Leia também: Gympass levanta US$ 85 mi e eleva valor da empresa para US$ 2,4 bi

Segundo a pesquisa, as empresas têm priorizado um orçamento dedicado para os temas de ESG, com 38% dos CEOs priorizando questões de sustentabilidade ao tomar decisões de alocação de capital. Já praticamente três a cada dez (28%) alocam capital para iniciativas de sustentabilidade no mesmo nível de outras prioridades de negócio.

Nas Américas, essa porcentagem é de 22%, ocupando a última posição entre as regiões mensuradas.

Ainda segundo o levantamento, a maioria dos investidores considera que as empresas devem fazer investimentos endereçando questões ESG relevantes para seus negócios, mesmo que isso reduza os lucros no curto prazo. A EY lembra que esses investidores estão cada vez mais interessados em negócios que colocam a sustentabilidade como prioridade.

Por isso, para atender a essa demanda, ressalta a EY, os CEOs precisam buscar formas eficazes e que sejam comparáveis de fazer suas divulgações das iniciativas inseridas na agenda ESG.

*com informações da Agência EY

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.