8 maneiras de detectar (e rejeitar) péssimos conselhos de consultoria de TI
Em TI há muitos conselhos e segui-los cegamente pode levar à perda de tempo, dinheiro e reputação
Bem-vindo à era de ouro dos especialistas. É difícil ir a qualquer lugar na área de TI nos dias de hoje, fisicamente ou virtualmente, sem esbarrar em alguém oferecendo conselhos de TI. O problema, é claro, é que muitos especialistas – mesmo aqueles afiliados a grandes organizações – às vezes estão errados. Ou, mais comumente, eles podem estar certos sobre algumas coisas e errados sobre outras. Muitas vezes, há uma área cinzenta demais envolvida para apostar em sua empresa.
Aprender a avaliar os conselhos de especialistas é uma habilidade que todo líder de TI precisa dominar. Aceitar qualquer orientação de consultores sem questionar é arriscado e pode prejudicar sua empresa e sua carreira. Antes de abraçar qualquer conselho externo sobre qualquer assunto de TI ou negócios, verifique as oito maneiras a seguir para determinar se um consultor está realmente no caminho certo.
Cuidado com conselhos prontos
Orientações que soam como se tivessem sido produzidas em série para formar um conhecimento genérico que se aplica a todos é um sinal claro de que o consultor não está realmente tentando entender seus desafios e objetivos específicos. Para ser viável, a solução de um consultor deve abordar as necessidades únicas de cada cliente, diz Olexander Paladiy, Diretor de Produtos em uma empresa de consultoria e estúdio de produtos de software Railsware. “Assim como um terno sob medida, você deseja uma recomendação que seja feita especificamente para suas necessidades”.
Além de ser completamente inútil, conselhos genéricos geralmente carecem dos dados, insights e foco necessários para sustentar suas recomendações. “Um bom consultor sempre considerará as implicações a longo prazo”, diz Paladiy, que também alerta os líderes de TI a terem cuidado com consultores que priorizam a persuasão insistente em vez do trabalho colaborativo de brainstorming. “Você quer conselhos de uma equipe que possa se envolver o suficiente para desafiar suas ideias ou sugerir caminhos alternativos”.
Espere soluções, não apenas recomendações
As recomendações são ótimas, mas elas não se transformam automaticamente em soluções. “A maior parte do diálogo do consultor deve ser repetir de volta para você o problema que estão resolvendo”, aconselha Bill Carslay, Vice-Presidente Sênior e Diretor-Geral de Serviços Profissionais da Rimini Street, empresa de serviços de suporte de TI. “A solução resultante deve estar diretamente relacionada ao problema conforme definido nos seus termos e deve seguir as etapas e fases que sua organização está disposta a adotar”.
Quando um consultor pega um desafio comum de TI e rapidamente descreve como eles vão resolvê-lo, é provável que a solução não aborde completamente o problema muito específico que uma organização possa estar enfrentando. “Lembre-se que tamanho único não serve para todos, e esteja atento a recomendações que se encaixem ou complementem os parâmetros que você definiu”, sugere Carslay.
Lembre-se também de que decisões ruins baseadas em conselhos ruins inevitavelmente levarão à perda de tempo. O custo de não resolver o problema, bem como a perda de energia e foco, terá um impacto direto nas equipes envolvidas, adverte Carslay. “Elas precisarão se recuperar e, ao mesmo tempo, a solução correta precisa ser entregue”.
O conselho simplesmente não faz sentido
Quando o conselho carece de raciocínio lógico, contradiz dados ou não leva em consideração as consequências a longo prazo, é provavelmente terrível. “Uma mente crítica e uma avaliação rigorosa ajudarão você a distinguir o bom do ruim”, diz Edward Kring, Vice-Presidente de Engenharia da empresa de desenvolvimento de software Invozone.com.
Seguir um conselho ruim pode levar a resultados prejudiciais, incluindo perda de tempo, recursos desperdiçados e oportunidades perdidas. Também pode resultar em perdas financeiras, danos à reputação e progresso prejudicado em relação aos objetivos antecipados. Enquanto isso, um conselho ruim pode afetar negativamente a tomada de decisões, os relacionamentos comerciais e o sucesso a longo prazo. Kring observa que é crucial exercer cautela e discernimento ao considerar conselhos para mitigar essas possíveis consequências.
Amplie seu escopo e envolva a expertise interna
Vá além dos consultores e acesse o conhecimento do mundo real disponível por meio de especialistas em determinadas áreas, aconselha Dirk Mersch, CEO do Escritório Norte-Americano da CamIn-Cambridge Innovation Consulting. Os especialistas podem fornecer insights e respostas de forma mais rápida e eficiente em termos de custos do que os generalistas, diz ele.
Os chefes de departamento e outros especialistas oferecem excelentes pontos de vista, diz Ann Martin, Diretora de Operações do CreditDonkey, um site de revisão e comparação de crédito. “Se eles não acreditam que o conselho de um consultor é viável, prático ou útil, é provável que estejam certos, especialmente se você receber essa resposta de vários departamentos”.
No entanto, lembre-se de que os especialistas em determinadas áreas muitas vezes têm seus próprios objetivos, o que pode afetar sua objetividade. No geral, a melhor abordagem é buscar contribuições de diferentes especialistas em áreas diferentes, diz Mersch.
Busque objetividade
Os líderes de TI devem esperar que seus consultores sejam 100% objetivos. Para garantir que um consultor esteja fornecendo conselhos imparciais, Mersch sugere a criação de um processo interno de revisão por pares. “A revisão por pares é bem desenvolvida no meio acadêmico, onde a objetividade é particularmente importante”, observa ele. “Para ajudar na revisão por pares, certifique-se de ter uma equipe interna que se eduque sobre a tecnologia que você está examinando”.
Mersch também enfatiza a importância de ser direto com os provedores de consultoria. “Faça perguntas diretas a eles e garanta que eles entendam as nuances da sua organização”, diz ele.
Solicite conselhos direcionados
Há uma clara distinção entre relatórios projetados para gerar interesse em uma área de tecnologia e aqueles destinados a aprofundar o entendimento.
Mersch oferece uma analogia. “Imagine um carro como uma nova área de tecnologia”, diz ele. “Você pode ter confiança para entrar e dirigir o carro depois de receber conselhos rudimentares sobre como ligar a ignição e usar os pedais”. No entanto, você ainda não saberia nada sobre as funções mecânicas do veículo ou como dirigi-lo com segurança. “Quando você está fazendo investimentos significativos em uma nova tecnologia, é preciso entender como ela funciona e como usá-la adequadamente”, diz Mersch.
Os líderes de TI também devem buscar recomendações de consultoria que forneçam evidências credíveis de que a tecnologia ou metodologia em consideração é suficientemente madura para atender às necessidades do caso de uso específico. Mersch acrescenta que uma tecnologia ou processo proposto deve sempre apresentar um benefício financeiro claro.
Garantir que qualquer conselho oferecido seja especificamente adaptado às necessidades únicas da organização é fundamental. “Uma abordagem de copiar e colar, tamanho único, raramente resulta em alto retorno sobre o investimento”, afirma Mersch.
Busque várias fontes
Encontrar uma fonte confiável de consultoria de qualidade requer uma abordagem multifacetada, diz Stephen Robinson, fundador da agência criativa Outrank. Ele sugere procurar possíveis consultores em conferências, webinars e publicações do setor. Robinson também recomenda participar de redes profissionais, como o LinkedIn.
“Essas oportunidades oferecem a chance de expandir seu conhecimento, obter insights e se conectar com colegas de mentalidade semelhante que podem se tornar fontes valiosas de conselhos no futuro”. Ele acrescenta que “é bom estabelecer um relacionamento desde cedo para quando você precisar deles”.
Rejeite educadamente conselhos ruins
É importante lembrar que consultores e assessores são apenas seres humanos, capazes de cometer erros ou serem influenciados por informações incorretas de fornecedores. Não tenha medo de rejeitar conselhos de consultoria terríveis, diz Robinson.
No entanto, recusar conselhos equivocados requer um certo grau de habilidade e profissionalismo. Robinson recomenda expressar gratidão pelo feedback, ao mesmo tempo em que articula claramente suas reservas e compartilha suas preocupações sobre como o conselho se alinha com a estratégia atual e os objetivos futuros da sua organização.
Manter uma comunicação aberta e honesta é crucial, diz Robinson. “Se apropriado, ofereça sugestões alternativas para que vocês possam trabalhar juntos na busca de uma solução conjunta, ou busque uma segunda opinião para garantir uma troca construtiva de ideias”.