7 plataformas com cursos gratuitos para aprender habilidades digitais

De gigantes de tecnologia a universidades renomadas, iniciativas oferecem uma série de cursos para aqueles que buscam renovar ou mudar de carreira

Author Photo
10:14 am - 06 de setembro de 2020

Para aprender novas habilidades, cada vez mais essenciais em um mundo em transformação digital, você não precisa gastar um monte de dinheiro. Há muitas opções ao alcance de um browser na Internet e que são gratuitas.

Para desde aqueles que buscam conhecimentos em marketing digital a conteúdos mais aprofundados em tecnologia, listamos aqui plataformas que devem estar no seu horizonte quando o assunto é dar aquele impulso na carreira.

Leia também: Os 7 melhores cursos gratuitos online de Ciência de Dados para iniciantes

Gigantes de tecnologia como Google, Facebook, LinkedIn e Amazon também oferecem cursos gratuitos para profissionais renovarem suas habilidades. Confira abaixo.

Machine Learning University, Amazon

Recentemente, a Amazon passou a disponibilizar parte dos cursos da Machine Learning University (MLU) para qualquer pessoa interessada em aprender a tecnologia. Criada em 2016, a iniciativa, inicialmente, surgiu com a missão de capacitar funcionários. Três cursos, todos em inglês, estão disponíveis atualmente no YouTube da MLU: processamento de linguagem natural; visão computacional; e dados tabulares.

Google Ateliê Digital

A plataforma do Google dedicada a cursos, o Google Ateliê Digital oferece conteúdos voltados para profissionais que buscam melhorar suas habilidades em Marketing Digital, Dados e Tecnologia e Desenvolvimento de Carreira. Já para aqueles que buscam desenvolver aplicativos para o Sistema Operacional do Google, o Android, a companhia também oferece trilhas de aprendizado. Tudo gratuito.

EdX

A plataforma de cursos online reúne conteúdos de nível universitário desenvolvidos por escolas, organizações sem fins lucrativos e corporações. Os programas são oferecidos gratuitamente aos usuários, com cursos de universidades como MIT e Harvard. No final do seu curso, você receberá um certificado – e alguns cursos podem contar como créditos para faculdades ou universidades, dependendo da instituição.

Facebook Blueprint

A rede social de Mark Zuckerberg oferece uma plataforma dedicada que reúne conteúdos gratuitos na área de marketing, com dicas, tutoriais, conselhos e sugestões – em texto e vídeo – para ajudar no desenvolvimento e promoção de sua página. Batizada de Facebook Blueprint, a plataforma de e-learning traz cursos rápidos, que podem ser acompanhados no seu ritmo, e não exigem nenhum conhecimento prévio, apenas um computador ou smartphone e conexão com a internet.

Khan Academy

Desenvolvida em 2006 como uma organização educacional sem fins lucrativos, a Khan Academy oferta aulas por meio de vídeos do YouTube, com exercícios adicionais online para educadores e alunos. Os cursos podem ser acessados ​​de dispositivos móveis e a maioria foi traduzida para diversos idiomas, com quase 20 mil legendas disponíveis. Apesar de não ser considerada educação formal, é uma maneira fácil de aprender novas habilidades.

Lynda.com do LinkedIn

O Lynda.com foi fundado em 1995 por Lynda Weinman, professora de multimídia que fundou uma escola de artes digitais com o marido. Originalmente, a plataforma servia como suporte online para seus livros e aulas, mas começou a oferecer cursos gratuitos em 2002. Em 2016, o site foi comprado pelo LinkedIn e passou a oferecer cursos gratuitos em diferentes áreas. Você pode experimentá-lo gratuitamente por um mês, mas depois será necessário desembolsar US$ 29 por mês.

MIT OpenCourseWare

Em 2001, a MIT University resolveu publicar todo o material do curso de graduação e pós-graduação gratuitamente através do MIT OpenCourseWare. Em 2018, o MIT adicionou palestras em vídeo completas em mais de 100 cursos. Se você quer ampliar suas habilidades e conhecimentos, vale a pena conferir o MIT OpenCourseWare para ver o que eles têm sobre o assunto de seu interesse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.