7 passos para uma transformação exponencial

Nick Davis, da Singularity University, dá a receita de como concentrar em estratégia e inovação para impulsionar a transformação digital dos negócios

Author Photo
10:24 am - 03 de fevereiro de 2019

Um dos aspectos mais interessantes de 2018 foi a quantidade de mudanças ocorridas em tão pouco tempo. Tem havido uma quantidade notável de atividades sendo construídas sobre fundamentos de tecnologias exponenciais, incluindo IA, Blockchain, IoT e impressão 3D. Essas tendências suportam a ideia de que a tecnologia está progredindo mais rápido do que nunca. E tecnologias inovadoras serão desenvolvidas ainda mais rapidamente em 2019. Por quê? Porque estão conseguindo adoção global a uma taxa sem precedentes, afirma Nick Davis, vice-presidente de inovação corporativa da Singularity University, em um texto recente publicado no blog da SU.

Segundo ele, um traço marcante que as tecnologias exponenciais têm em comum é que todas elas estão cercadas por uma generosa ajuda de buzz e exagero. “As menções de mídia costumam ser um bom indicador de que uma tecnologia específica é observada. Mas é fundamental ir além do burburinho”, afirma.

Ao lidar com tecnologias transformadoras, muitas vezes é difícil separar a ajuda do hype. Embora os anúncios e a mídia sejam frequentemente preenchidos com previsões ofegantes sobre um impacto futuro maciço, pode ser difícil identificar uma transformação real – e avaliar riscos e oportunidades reais.

“Os líderes de hoje devem entender a importância de tecnologias exponenciais dentro do contexto de sua própria organização e indústria. E além de entender as tendências tecnológicas exponenciais investir em processos de inovação que estimulem o progresso e o crescimento mensuráveis. No final, é assim que os líderes tradicionais de hoje se tornam os líderes exponenciais do futuro”.

À medida que as tecnologias exponenciais continuam a emergir e convergir, as coisas só mudarão mais rapidamente. Podemos esperar que a taxa de aceleração em 2019 seja a mais rápida até o momento – e provavelmente o ritmo mais lento de mudança que veremos a partir de agora. Então é preciso começar o quanto antes a desenvolver a capacidade de inovar rapidamente.

“Muitas organizações estão lutando para criar culturas favoráveis ​​à inovação e ambientes de aprendizado contínuos necessários para sobreviver e prosperar. Pode parecer difícil mudar de rumo tão rapidamente, mas os líderes de hoje precisam aceitar o desafio de aprender tudo o que puderem sobre tecnologias exponenciais e as oportunidades e ameaças que representam para suas organizações”, diz ele.

Na opinião de Davis, para chegar à frente e ficar à frente desse ritmo exponencial de mudanças, as organizações precisam se tornar empresas exponenciais. Como? Criando uma estratégia focada no futuro, desenvolvendo e capacitando líderes exponenciais, construindo os produtos de amanhã hoje.

“Se você já está trabalhando nessas três áreas, parabéns – porque você está definitivamente à frente de seus colegas e está no caminho certo para chegar ao futuro com sucesso”,afirma.

Quais tecnologias manter no radar?
Davis diz estar acompanhando várias tecnologias de alto impacto que têm o potencial de transformar todos os tipos de indústrias – e transformá-las mais rapidamente do que nunca. Entre elas estão:

1 – Inteligência Artificial (IA)
As empresas têm elogiado a IA há muitos anos, até o ponto em que alguns líderes organizacionais podem ter parado de prestar atenção, alerta Davis. “A tecnologia baseada em Inteligência Artificial vem melhorando aos trancos e barrancos, e os dados e o poder de processamento que impulsionam a IA estão se tornando mais baratos e fáceis de obter – apenas algumas razões pelas quais estamos entrando na era da IA ​​em todos os lugares”, diz ele.

2 – Realidade Aumentada e Realidade Virtual (RA e RV)
RA e RV também são tecnologias que podem ser subestimadas como brinquedos para entretenimento e jogos. “Mas essas tecnologias estão melhorando rapidamente e encontrando casos de uso em medicina, arquitetura, manufatura, educação, construção e aeroespacial. No futuro próximo, espere ver mais eventos AR em camadas sobre o seu mundo físico”, aposta.

3 – Veículos autônomos
Uma olhada nas marcas premium que competem neste espaço – incluindo Google, GM, Ford, Toyota, Tesla e Volkswagen – sugere um grande mercado potencial. O mercado global deverá atingir US $ 65,3 bilhões até 2027 . “É uma grande oportunidade financeira, e o impacto em nossas vidas diárias pode ser ainda mais profundo do que a introdução de automóveis produzidos em massa há um século”, afirma Davis.

4 – Blockchain
Se houvesse um prêmio “Tecnologia Transformadora de 2018” para reconhecer o potencial de transformar a economia global, blockchain seria um candidato a líder, segundo Davis. “O potencial para eliminar terceiros de transações está impulsionando um mercado global de blockchain que deve crescer 59% entre 2016 e 2024”, diz ele .

5 -Internet das coisas (IoT)
A IoT não é apenas uma rede global de dispositivos interconectados – com a gama em rápida expansão de wearables e dispositivos pessoais. De acordo com a TechTarget , IoT é um “sistema de dispositivos computacionais inter-relacionados, máquinas mecânicas e digitais, objetos, animais ou pessoas com identificadores exclusivos e a capacidade de transferir dados através de uma rede sem exigir interação humano-a-humano ou humano-computador”.

“A IoT é tudo de nós”, diz Davis. Espera-se que o número crescente de dispositivos globais conectados à IoT chegue a 75 bilhões até 2025, de acordo com a Statista.

Vale lembrar que uma das principais tendências da IoT que impulsionam esse notável crescimento é a tecnologia de gêmeos digitais, que combina ativos digitais, ativos físicos e análises preditivas para se unir aos mundos físico e virtual.

Gêmeos digitais têm sido usados ​​em contextos industriais há anos, e agora estão entrando nos produtos de consumo. Por exemplo, as montadoras estão trabalhando em gêmeos digitais para veículos autônomos para permitir que eles monitorem de perto os sistemas e o desempenho de segurança dos carros. Os sensores físicos nos veículos coletam informações que são compartilhadas com um gêmeo digital para fornecer um modelo constantemente atualizado do status de cada veículo.

6 – Impressão 3D e fabricação digital
A impressão 3D é uma tecnologia exponencial com potencial disruptivo muito além do que muitas pessoas imaginam. “Além de transformar a forma como todos os tipos de produtos são projetados, testados e prototipados, a impressão 3D também pode reinventar as cadeias de suprimentos e manufatura tradicionais – uma oportunidade de US $ 1,7 trilhão, segundo Andre Wegner”, escreve Davis.

7 – Robótica
Robôs e drones estão se tornando mais acessíveis, eficientes e colaborativos, permitindo que a indústria robótica atinja um crescimento sem precedentes. Robôs colaborativos que trabalham com segurança ao lado de humanos, como o LoweBot, que pode monitorar o estoque e ajudar os clientes a localizar produtos, estão liderando o caminho.

Captura de Tela 2019 02 03 às 9.29.15 AM

E como iniciar uma transformação exponencial?
“Depois de me envolver em centenas de iniciativas de inovação organizacional, posso dizer com certeza: não existe uma fórmula única que garanta uma transformação bem-sucedida para todos os empreendimentos”, comenta Davis, também em texto recente no blog da Singularity University. “Posso compartilhar uma maneira de aumentar muito suas chances se você for responsável por preparar sua equipe, unidade de negócios ou organização para o sucesso futuro: você deve construir sua transformação em uma base 10x.”, diz ele.

De acordo com ele, fazer o salto de 10% de ganhos incrementais para 10x mais resultados requer uma abordagem integrada que alinhe os recursos da sua organização com a sua missão e propósito.

No post Davis apresenta sete etapas para aumentar suas chances de resultados de 10x com uma estratégia de inovação sólida:

1. Alinhe sua organização a uma visão estratégica
“Em algumas organizações, os programas de inovação são categorizados como Transformação Digital e são vistos simplesmente como outro projeto de tecnologia a ser gerenciado. E embora as tecnologias exponenciais sejam o principal motivador da mudança, é necessário ver a transformação através de uma lente mais ampla”, afirma Davis.

Devido à velocidade e complexidade da transformação organizacional, é necessária uma visão estratégica única que combine planejamento estratégico com mudança cultural. A empresa de sucesso criará sua estratégia de inovação para alinhar-se com sua estratégia geral e objetivos futuros, não apenas com os requisitos técnicos.

2. Entenda os drivers de tecnologia emergentes e exponenciais
Como as tecnologias exponenciais – incluindo inteligência artificial, Blockchain, Internet das coisas (IoT), Nanotecnologia, impressão 3D, robótica e outras – estão avançando e convergindo rapidamente, é vital saber como elas afetarão sua organização. Um entendimento das tendências tecnológicas mais relevantes para sua organização e setor ajudará sua equipe a decidir onde investir tempo e recursos e expandir as possibilidades para o futuro de sua organização.

3. Adote análise e experimentação
Apple, Alphabet, Amazon, Airbnb, Netflix – uma coisa que essas organizações têm em comum (além das frequentes menções de mídia como essa) é que elas dominam o uso de dados e análises para obter uma vantagem competitiva.  O uso de plataformas avançadas de dados podem gerar uma enorme vantagem quando se trata de incorporar tecnologias exponenciais como IA e Blockchain, lembra Davis.

“O desempenho de inovação da sua empresa reflete a eficácia de seus processos de negócios e a capacidade de adotar análise e experimentação de dados. Uma abordagem baseada em dados ajuda as organizações a otimizar e melhorar os processos atuais enquanto planejam processos focados em inovação fora de seus principais negócios atuais. A capacidade de medir, rastrear e entender os dados da sua organização é fundamental para o futuro da sua organização – e seu próprio futuro como um líder exponencial”, diz ele.

4. Desenvolva a ambidestria
Segundo Davis, a ambidestria é a capacidade de fazer com sucesso coisas aparentemente opostas ao mesmo tempo: atingir metas de crescimento trimestrais enquanto desenvolve produtos e serviços inteiramente novos que impulsionarão o crescimento futuro de sua organização.  “Os líderes inovadores exibem a ambidestria equilibrando os objetivos organizacionais e o foco entre o presente e o futuro. Ou, como dizemos na SU, entende-se que os líderes precisam se concentrar em alcançar melhorias de 10% e crescimento de 10x”, explica.

5. Construa um pipeline de inovação
Muitas organizações parecem ficar presas nos estágios iniciais dos projetos de inovação, porque lhes falta uma estrutura que lhes permita acompanhar e medir o progresso, desde a ideação até a comercialização. Para garantir que os projetos possam dar o salto da prancheta para soluções comercializáveis, as organizações devem planejar a criação de um portfólio de opções de inovação.

“A inovação bem-sucedida em uma empresa comercial é um exercício de combinação que estabelece um casamento de longo prazo entre uma oportunidade de negócio e uma tecnologia nova ou emergente”, afirma Mark Settle, CIO da Okta.

Settle e Davis defendem que toda empresa estabelça métodos de identificação, verificação, seleção e implementação de oportunidades de inovação que sejam eficazes dentro do contexto de seu modelo de negócios, práticas de gerenciamento e cultura corporativa.

“Empresas comerciais geralmente têm acesso igual a novas tecnologias. Sua capacidade de explorar novas tecnologias é limitada apenas por seus recursos financeiros, habilidades internas e imaginação corporativa. As empresas que obtêm vantagem competitiva através do uso contínuo de novas tecnologias superaram essas limitações e encontraram formas eficazes de gerenciar seus pipelines de inovação”,  afirma Settle.

Na opinião do CIO da Okta, a inovação pode assumir muitas formas. A automação de práticas de reabastecimento de inventário, a implementação de aplicativos de vendas para dispositivos móveis para clientes de varejo ou a alavancagem de uma nova ferramenta para classificar leads de vendas representam diferentes formas de inovação tecnológica. Novos processos, como DevOps, operações de nuvem híbrida e isolamento automatizado de malware, também podem oferecer melhorias inovadoras na eficiência e eficácia das operações internas.

Oportunidades de inovação vêm de várias fontes. Fornecedores incumbentes ofertando novos produtos e serviços. Empresas de capital de risco exibindo as empresas do seu portfólio, buscando os primeiros adeptos dispostos a se arriscar em uma ferramenta ou sistema emergente. Executivos de negócios se deparando com novas tecnologias sendo empregadas em outras empresas, exigindo que tais ferramentas sejam implementadas dentro de suas empresas. Membros da equipe de TI empregando a estratégia de Cavalo de Tróia para introduzir novas tecnologias, conduzindo discretamente experimentos de prova de conceito ou projetos piloto sem o conhecimento ou a aprovação de suas equipes de gerenciamento…  Em suma, as empresas comerciais estão se afogando em oportunidades de inovação.  “A implementação bem-sucedida de iniciativas voltadas para a tecnologia é um exercício de correspondência que conecta uma oportunidade de negócio a uma oportunidade de tecnologia”, diz Settle.

Por isso, é preciso ter um processo estruturado a avaliação de projetos de inovação, com revisões regulares para descobrir quais têm o maior potencial para crescimento e impacto futuros.  “Análises regulares ajudam as equipes de liderança a identificar projetos de baixo desempenho e dobrar as iniciativas que mostram o maior potencial de crescimento futuro e impacto para a organização”, explica Davis.

O primeiro passo na estruturação de um processo efetivo de pipeline é estar armado com os desafios e oportunidades de negócios específicos que sua empresa enfrenta. Então você precisa criar um processo de triagem que seja projetado para chegar ao “não” o mais rápido possível.

6. Monitore a paisagem
Abordagens tradicionais para reunir inteligência competitiva são de pouca utilidade nos ambientes de negócios dinâmicos de hoje. As principais organizações de hoje devem desenvolver sistemas de aviso prévio para identificar os desafios e as oportunidades impulsionadas pelas tendências exponenciais da tecnologia. “A capacidade de visualizar e acompanhar tendências, tecnologias e atividades de mercado relevantes pode ajudar as organizações a aprender como e quando tomar medidas para minimizar as ameaças que causam disrupções”, diz Davis.

“Os gerentes de investimentos constantemente aconselham seus clientes a administrar seus riscos equilibrando seus investimentos em ações e títulos, empresas de valor e crescimento, firmas de grande capitalização e pequenas empresas etc.Os líderes de TI precisam adotar uma mentalidade similar semelhante na gestão de oportunidades dentro de seu pipeline de inovação. A maioria das corporações detesta o risco. Consequentemente, suas práticas de gerenciamento de pipeline são amplamente projetadas para minimizar o risco de falha de investimento em todas as ocasiões possíveis. Iniciativas aprovadas que emergem desse tipo de pipeline são geralmente projetos copiados e bem parecidos que imitam as iniciativas de concorrentes líderes do setor. Este não é o caminho para a vantagem competitiva”, argumenta Settle.

7. Seja ousado, tome medidas
Naturalmente, o maior plano estratégico não significa nada sem execução. “Talvez uma das lições mais importantes da economia digital seja que as organizações inovadoras e pioneiras estão usando cada vez mais tecnologias exponenciais para interromper completamente seus setores e obter vantagens competitivas duradouras”, diz Davis.

“Os líderes precisam neutralizar a esquizofrenia do investimento dentro de suas empresas. Se houve alguns recentes fracassos espetaculares, os líderes precisam apresentar várias iniciativas de inovação infalível que restaurem a confiança”, prega Settle.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.