7 maneiras de promover a inovação em TI

A construção de uma cultura de inovação não acontece por acaso. Requer planejamento, comprometimento e esforço de liderança

Author Photo
3:29 pm - 10 de outubro de 2022

Como líder de TI, ser capaz de fomentar a inovação não beneficia apenas a própria TI, com maior eficiência, eficácia e valor, mas a organização que você atende e a si, pessoalmente, pois ilustra sua capacidade de ser um agente interno de mudança, um verdadeiro negócio parceiro e um ativo na mesa de estratégia.

1. Defina e articule sua definição de inovação em TI

Pedir que seu time seja inovador é como pedir a um atleta que jogue melhor. Embora possa parecer motivacional e instrutivo dizê-lo, na maioria das vezes é considerado desaprovador e vago para a pessoa que a recebe. Então, se você quer que as pessoas inovem, defina especificamente o que você quer que elas façam. Pense na especificidade. Minha definição de inovação em TI: criação, implementação, aprimoramento ou melhoria bem-sucedida de um processo técnico, processo de negócios, produto de software, produto de hardware ou fator cultural que reduz custos, aumenta a produtividade, aumenta a competitividade organizacional ou fornece outro valor comercial. Embora esta descrição seja bastante longa, use seus componentes e conceitos para definir sua própria definição, com base nas necessidades atuais de sua organização e em sua visão de TI futura.

2. Reconheça a diferença entre gerenciamento de projetos e P&D

Os projetos de TI, por natureza, são muito orientados ao gerenciamento de projetos. Eles têm prazos claramente definidos, estimativas de custos e entregas específicas e ROI calculado e esperado. A verdadeira P&D tem um conjunto totalmente diferente de regras, métricas e expectativas. Com projetos do tipo P&D, você não pode adicionar ao seu plano que a grande descoberta e o avanço aconteçam em um dia específico. Não funciona assim. O grande avanço acontecerá quando estiver pronto, ou talvez não. Como resultado, com projetos do tipo P&D, o ROI não pode ser calculado de forma confiável; entregas, exceto relatórios de status e orçamento, não podem ser previstas; e o custo total de implementação não pode ser estimado com eficácia. Portanto, como líder de TI, se você deseja promover atividades do tipo P&D em sua organização, deve julgar o projeto e aqueles que trabalham nele, usando critérios baseados em P&D, não baseados em projetos.

3. Crie um pipeline de inovação

A construção de uma cultura inovadora não é apenas orientada para as pessoas, mas também para os processos. Você deve desenvolver um processo formalizado que identifique, colete, avalie e implemente ideias inovadoras. Sem esse processo, grandes ideias e inovações potenciais morrem na praia. Também deve haver uma apreciação e compreensão de que ideias inovadoras podem vir de muitas direções, incluindo seus funcionários, parceiros de negócios internos, clientes, fornecedores, concorrentes ou por meio de descoberta acidental. A razão pela qual é importante definir suas fontes mais prováveis ​​de ideias inovadoras é para que você possa criar processos de coleta de ideias para cada fonte individual.

4. Abrace a expectativa injusta dos outros em relação à TI

Os processos de TI e de negócios que você projeta, o software que você desenvolve e os serviços que você fornece são comparados mentalmente por sua base de usuários ao software adquirido pelo fornecedor, às melhores práticas do setor e aos serviços que custam dezenas de milhões de dólares para criar, manter e entregar. Não é justo, mas também fazemos isso! Como resultado, a avaliação de novos processos e softwares deve ser vista através dessa lente injusta e, se implementada, as expectativas devem ser adequadamente definidas quanto ao que será entregue inicialmente e, talvez, aprimorado ao longo do tempo. Expectativas infladas incorretamente podem prejudicar a reputação da TI em geral e sufocar o acordo comercial para financiar as ideias inovadoras de sua equipe.

5. Siga a doutrina “Forma e Conteúdo”

Essa doutrina sustenta que todas as entregas, não importa quão grandes ou pequenas, devem ter forma e conteúdo. A forma é o que parece. Conteúdo é o que diz ou como funciona. Isso deve ser seguido para documentos, sistemas, processos e qualquer outra coisa entregue a outras pessoas. Forma sem conteúdo é um novo sistema que parece muito bom, mas não faz o que as pessoas querem. Conteúdo sem forma ilustra que a pessoa ou grupo que o entrega vende menos e não se orgulha o suficiente de seu trabalho para torná-lo bom. Do ponto de vista do fomento à inovação, todas as ideias implementadas devem seguir essa doutrina, ou as inovações do seu departamento não serão bem recebidas, colocando em risco todo o seu objetivo de inovação.

6. Reconheça e promover inovações internas

Os funcionários tendem a se concentrar nos objetivos, tarefas e valores que seu gerente articula como sendo importantes. Portanto, se você não prestar atenção ou apoiar ideias inovadoras sugeridas por sua equipe e outras pessoas, eles também não o farão. Portanto, fale sobre inovação em suas reuniões de equipe e, quando uma ideia for implementada, elogie publicamente a pessoa que a sugeriu e as pessoas que a implementaram. Esse elogio público usa o mesmo conceito de postar uma foto do “funcionário do mês” para que outros funcionários a vejam e trabalhem mais na esperança de serem exibidos no próximo mês. Há muitos funcionários que não estariam interessados nesta designação, mas é muito motivador para aqueles que estão.

7. Forneça um ambiente seguro quando a inovação falha

Quando lhe for sugerida uma ideia inovadora, boa ou ruim, elogie o esforço, o interesse e a iniciativa da pessoa. Quando boas ideias são apresentadas, elas são colocadas no pipeline de inovação discutido anteriormente. Ideias menos atraentes podem se tornar momentos de ensino, de você para o funcionário, sobre por que elas não funcionarão combinadas com dicas sobre o que constitui ideias com maior probabilidade de ganhar força. E se você aprovar uma ideia, permitindo que o funcionário gaste tempo em sua conclusão, e ela falhar, elogie o esforço e não culpe o funcionário ou ele pode nunca sugerir uma ideia inovadora novamente.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.