7 maneiras de manter equipes remotas e híbridas conectadas

Uma desvantagem para ambientes de trabalho remotos e híbridos é menos oportunidades para interações informais com colegas de trabalho

Author Photo
10:30 am - 22 de julho de 2022

No velho mundo do trabalho, encontramos amigos, ligas esportivas, companheiros de compras e pessoas para tomar coquetéis depois do trabalho no escritório. O trabalho do trabalho foi apenas parte da razão pela qual aparecemos. Nós também fomos fazer parte de algo.

Em um ambiente de trabalho remoto ou híbrido, trabalho e conexão social são mais bifurcados, o que impacta tanto nosso trabalho quanto nossa vida pessoal. Infelizmente, todos nós teremos que conhecer nosso próximo parceiro romântico ou amigo de golfe em outro lugar. Mas essa distância também afeta a qualidade do trabalho que fazemos e como nos sentimos conectados ao trabalho.

“Você pode sair com as pessoas que você gosta”, diz Helen Horstmann-Allen, COO da Fastmail, um provedor de e-mail focado em privacidade. “E você pode fazer grandes coisas. Mas quando você faz as duas coisas juntas, você realmente sente o sentido da vida. Todas as coisas que acontecem nos escritórios – a lanchonete, o café, o almoxarifado – são para criar esse senso de conexão. Sentir-se conectado a um grupo é o que cria um sentido mais profundo de significado em nosso trabalho”.

Alcançar uma conexão profunda e significativa entre uma equipe remota ou híbrida requer que alguém – talvez todos – pense intencionalmente sobre como fazer isso acontecer. Particularmente em locais de trabalho totalmente remotos, isso não ocorrerá no caminho para as reuniões, no elevador, na sala de descanso ou porque você costuma passar pela mesa de alguém. Você terá que fazer acontecer.

Este é um admirável mundo novo e, até certo ponto, estamos descobrindo-o juntos. Perguntei às pessoas que lideram equipes remotas e híbridas, às que criaram ferramentas para facilitar a conexão entre equipes diferentes e às que descobriram soluções exclusivas para seus conselhos. Aqui estão suas dicas.

1. Torne a comunicação transparente

“Tentamos incentivar todos a usar canais públicos para todas as conversas”, diz Peter Thompson, Cofundador e CEO do provedor de serviços de arquivos em nuvem LucidLink. “Queremos manter tudo o mais transparente possível”. Sua equipe de liderança concordou desde o início que, para criar conexão em uma equipe remota, a comunicação excessiva seria absolutamente necessária.

“Tentamos não usar e-mail”, explica ele. “Nós usamos o Slack. E tentamos encorajar todos a usarem canais públicos para tudo”.

Portanto, a menos que alguém esteja coordenando o almoço ou haja um problema de privacidade em torno de um tópico, as coisas – mesmo tópicos de negócios de alto risco – são discutidas abertamente. “As pessoas que ingressam na empresa nos dizem que nunca estiveram em um lugar tão aberto em relação a algumas das coisas sobre as quais falamos”.

Isso faz com que todos se sintam incluídos e confiáveis, diz ele. “Todo mundo faz parte da discussão”.

2. Apoie-se em grupos de recursos de funcionários

“Os grupos de recursos de funcionários (ERGs) estão desempenhando um novo papel no trabalho híbrido quando se trata de conectividade”, diz Paaras Parker, Diretora de Recursos Humanos da fabricante de software de RH Paycor. Esses grupos com foco social geralmente são liderados por voluntários que reúnem pessoas com paixões semelhantes e organizam encontros, bate-papos ou atividades on-line. Mais do que nunca, esses grupos se tornaram uma forma importante de construir conexões, especialmente entre pessoas da empresa que não trabalham em projetos juntas.

“As pessoas estão tendo boas conexões com as pessoas em suas equipes”, diz ela. “Mas conhecer pessoas em toda a organização é difícil”.

Esses grupos preenchem essa lacuna.

“Muitas empresas têm um grupo de pais que trabalham, um grupo de jovens profissionais, um grupo LGBTQ ou um grupo de pessoas de cor. As pessoas se voluntariam para presidir esses grupos e reunir experiências para seus associados. Ele cria uma maneira informal para as pessoas se conectarem. Isso é ótimo para as empresas se reengajarem agora”, diz Parker. “Eles ajudam as pessoas a ver que elas realmente podem trazer todo o seu ser para o trabalho”.

3. Crie uma atmosfera colegial

Você ainda é amigo de pessoas que conheceu na faculdade? Há algo em aprender juntos que cria uma conexão profunda.

Marko Gargenta, CEO e fundador da PlusPlus, fabricante de software de treinamento interno que fundou após criar a Twitter University do Twitter, usa essa ideia para criar a cultura da empresa. Começou no Twitter porque ele viu que algumas pessoas tinham profundo conhecimento em tópicos que beneficiariam outras pessoas. Ele começou a convidá-las para dar workshops e compartilhar esse conhecimento.

Esses workshops de 30 minutos foram informais, presenciais e muito populares. “Um em cada cinco engenheiros dava aulas regularmente”, diz ele. Esses continuaram quando o mundo ficou remoto, mas mudaram para vídeos enlatados. Esses não tiveram o mesmo impacto. “As pessoas queriam conexão humana”, diz ele. “Então, começamos a discar o pêndulo de volta para a conexão ao vivo. Agora eles acontecem no Zoom, mas são muito síncronos”. Isso tem funcionado bem.

“Se você olhar para a Grécia antiga”, diz Gargenta, “Platão começou The Academy. Era o lugar onde as pessoas perseguindo ideias ou maestria se reuniam, o que criava um senso de cultura. Esse padrão de pessoas perseguindo a maestria cria comunidade. É o que moldou a Grécia antiga, e todos os tipos de inovações surgiram disso.

“Não é tão diferente nas empresas”, continua Gargenta. “Se você cria um poço de água para pessoas que buscam conhecimento, cria comunidades de prática, que moldam a cultura das organizações. Em equipes híbridas, isso é muito significativo, especialmente agora, quando todos ansiamos por conexão humana”.

Existem alternativas ao PlusPlus, incluindo 360Learning e Tovuti LMS. E você pode, é claro, apenas criar sessões de aprendizado casuais usando qualquer ferramenta que todos usem para reuniões.

4. Publique perfis pessoais

Em nosso mundo social atual, geralmente conhecemos as pessoas apenas pela foto do perfil no Facebook, Twitter ou TikTok. E, estranhamente, isso cria uma sensação de conexão com pessoas que talvez não conheçamos muito bem. Na verdade, podemos fazer uma conexão com um completo estranho com base em sua foto e no perfil que a acompanha.

Horstmann-Allen, da Fastmail, recomenda tornar os perfis on-line uma parte essencial da intranet da sua empresa, do canal Slack ou de qualquer outro fórum que as equipes usem para se comunicar. Além de pedir para as pessoas postarem uma foto, ela pede que elas escrevam um perfil leve que compartilhe quem elas são quando não estão no trabalho.

“Adoro jardinagem”, explica ela. “Então, postei uma foto do meu jardim para que as pessoas possam perguntar: ‘Helen, você plantou alguma coisa nesta temporada?’ Outras pessoas postam fotos de seus animais de estimação”.

Dessa forma, quando você vê um novo rosto em uma reunião ou trabalhando em um projeto em que está envolvido, pode sentir que os conhece, mesmo que apenas um pouco, antes de iniciar uma conversa no Slack, uma chamada de Zoom ou outras formas de conversar.

5. Formalize encontros sociais informais on-line

“Para incentivar as pessoas a serem casuais e informais, você precisa diminuir os riscos”, diz Steve Gottlieb, CEO e fundador da sala de trabalho virtual Watercoolr. “Quando você entra no Slack e diz: ‘Ei, gostaria que você me orientasse’, é muito ousado”. Mas se você tiver um ambiente on-line mais casual, onde as pessoas estão reunidas por motivos sociais, isso cria oportunidades para fazer essas conexões. “Se você vir alguém de quem gosta [em uma reunião on-line] e eles estiverem livres, você pode dizer: ‘Eu só queria me apresentar’.

Alcançar pessoas em ambientes on-line de alto risco é difícil para muitas pessoas, diz ele. Portanto, considere criar um local de encontro on-line de baixo risco.

Existem muitas maneiras de criar locais de encontro informais on-line, incluindo ferramentas que ajudam as pessoas a se reunirem virtualmente ao redor do bebedouro, para encontros de café ou completamente por acidente. Vimos alguns deles no ano passado.

6. Crie um espaço de descoberta intencional

Vinay Hiremath, cofundador e CTO da empresa de vídeo assíncrono Loom, diz que criar um local on-line onde as pessoas podem se descobrir fez maravilhas para as equipes remotas de sua empresa. Os membros da equipe usam a ferramenta de vídeo da empresa para criar vídeos curtos sobre coisas como plantas, animais de estimação ou interesses e publicá-los na plataforma privada da empresa. Então eles se descobrem através de interesses semelhantes ou simplesmente vagando.

“Temos um tour de plantas de casa que virou tendência”, diz ele. “Há também uma turnê de rotina de cuidados com a pele que está indo bem”. Para cada um deles, as pessoas apresentam – em vídeo – suas plantas ou rotina de cuidados com a pele e postam, marcando com o nome do tour. As etiquetas reúnem esses tours para que você possa ver facilmente as plantas ou rotinas de autocuidado de seus colegas de trabalho.

Você pode aprender alguma coisa. Você certamente conhecerá um pouco sobre outras pessoas na empresa.

Ferramentas de vídeo assíncronas, como a Loom, da Hiremath, estão surgindo em massa para atender à necessidade de equipes híbridas que desejam a conexão pessoal de uma videochamada sem os problemas de agendamento. Outras startups incluem Claap, easyUp, Supernormal e Weet, e os principais fornecedores de tecnologia de colaboração, incluindo Slack, Cisco, Zoom, GoToMeeting, Dropbox, Asana e Trello, também estão participando da ação de vídeo assíncrono.

7. Encontre-se no metaverso

Chris Savage e seu cofundador na Wistia, uma plataforma de hospedagem de vídeo para profissionais de marketing, se depararam com uma ideia que oferece um vislumbre do futuro da conectividade no local de trabalho. Depois que algumas pesquisas revelaram números baixos sobre como os funcionários se sentiam conectados à empresa, eles realizaram um hackathon para debater ideias sobre como corrigi-lo. O hackathon em si foi uma ótima maneira de conectar as pessoas. Mas uma ideia que surgiu foi dar a todos na empresa óculos de proteção Oculus e convidá-los a se encontrarem no metaverso.

“As pessoas estavam céticas”, diz ele sobre o experimento. “Mas a maioria delas ficou surpresa com o quão divertido foi”.

Conhecer outras pessoas no metaverso é uma experiência incomum. Você é um avatar, então as pessoas não veem seu rosto, o que ajuda as pessoas a relaxar, diz Savage. No entanto, você tem um senso de presença. Você pode ficar ao lado de algumas pessoas enquanto outras pessoas se sentem distantes. O som também é espacial. Mas a melhor parte é que há algo para fazer lá – assim como quando você se reúne no mundo real.

Em sua empresa, as pessoas jogam jogos lá, fazendo com que elas possam se divertir juntas. “O jogo que tem sido o meu favorito”, diz Savage, “é o minigolfe. É divertido. Mas parte do que o torna tão interessante é que você tem algo para fazer enquanto está interagindo. Você pode falar sobre qualquer coisa, mas não precisa falar o tempo todo. No Zoom, é estranho apenas sentarmos juntos”.

Parte do sucesso do esforço, diz ele, foi dar permissão a todos para fazê-lo. “Dissemos às pessoas que deveriam se sentir à vontade para brincar com ele durante o dia de trabalho”, diz ele. “Quando você tem um escritório, as pessoas se encontram. Há muita permissão para coisas que não são úteis. As pessoas fumam ou bebem café, seja o que for. Com o controle remoto, você não consegue isso. É só trabalhar, trabalhar, trabalhar. O objetivo era dar às pessoas permissão para fazer algo durante o dia de trabalho que não é trabalho”.

Outro motivo pelo qual ele acredita que foi um sucesso é que a empresa fez um esforço para que as pessoas se familiarizassem com a ideia. “Começamos com algumas tardes programadas onde as pessoas mais experientes jogavam com várias pessoas”, diz ele. “E isso evoluiu para todos querendo fazer um torneio de minigolfe”.

Então, talvez, se as empresas fizerem bem as conexões remotas e híbridas, poderemos conhecer nosso próximo parceiro de golfe ou amigo de compras no trabalho.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.