7 dicas para se preparar para o modelo híbrido de trabalho

Avaliar o próprio desempenho, investir em rotina planejada e pedir ajuda quando necessário são algumas delas

Author Photo
9:06 am - 25 de janeiro de 2021
trabalho remoto impacto tecnológico home office

Com a vacina enfim se aproximando e o controle da pandemia em vista, o mercado de trabalho se prepara para uma mudança de paradigma. A grande aposta dos especialistas é o aumento da adesão a um modelo híbrido, que combina trabalho remoto e presencial.

“As empresas passaram a ter mais confiança nas equipes ao notarem que seus negócios permanecem ativos mesmo com a crise”, diz Celson Hupfer, doutor em psicologia social e CEO da plataforma de recrutamento Connekt. Outros benefícios seriam a redução de custos, a flexibilidade e o engajamento da equipe.

Para ele, no entanto, algum nível de trabalho presencial é importante, uma vez que as pessoas querem interagir com os colegas – o que é um fator importante também na preservação da saúde mental. Para ajudar no processo de adaptação ao novo modelo, o especialista dá sete dicas.

 

  1. Mantenha uma rotina profissional

A variação de modelos de trabalho (in loco e home office) pode gerar confusão no momento de readaptação. Criar ou definir melhor as rotinas diárias, e entender os melhores dias e picos de energia para realizar atividades, podem ajudar a manter os resultados, mesmo no formato híbrido.

 

  1. Avalie seu próprio desempenho

Com a mudança de ambiente o desempenho também pode sofrer alterações, e o profissional deve questionar e avaliar processos diários, senso de urgência e responsabilidade. Dependendo da avaliação, mudar a rotina ou comunicar problemas a um gestor pode ajudar.

 

  1. Planejamento

Há diferenças entre o trabalho no escritório e em casa. Com base nelas é possível criar um planejamento diário, incluindo pausas para cafézinhos, higienize das mãos ou alongamentos. Em casa, estabelecer horário para iniciar e encerrar o trabalho. Outra opção é separar uma roupa, mesmo sem necessidade de dress-code formal.

 

  1. Comunicação

Não importa o canal, a comunicação entre o profissional e a equipe deve permanecer clara, de modo que esteja alinhada com as expectativas dos líderes. “O colaborador deve sempre buscar os gestores para comunicar novos desafios ou dificuldades. A empatia, a gentileza e a comunicação consigo e com o outro são palavras-chave para este modelo”, recomenda Hupfer.

 

  1. Tenha paciência

No início as empresas ainda estarão se adaptando ao formato, assim como o trabalhador. Ser paciente e estar atento aos detalhes, às recomendações e quadros de avisos, à localização e recomendações de utilização de máscaras e álcool em gel, ao distanciamento entre as pessoas e até a escala e revezamento de equipes em locais dentro da empresa, é importante.

 

  1. Novas habilidades

Criar o hábito de autogerenciamento, utilizar tempos livres de forma adequada e investigar novas habilidades que podem agregar para a empresa ou o mercado. Com o novo formato o número de cursos online e gratuitos deve permanecer, o que é boa notícia para quem deseja aprender novas habilidades, sejam técnicas ou comportamentais.

 

  1. Hábitos saudáveis

Quem iniciou algum exercício físico na pandemia deve permanecer, mesmo que tenha que ajustar horários. Sentar em posições confortáveis e beber água também são importante, pois ajudam na concentração e no foco. Uma boa alimentação, pausas para alongamento e, às vezes, músicas no fone de ouvido podem ajudar na produtividade e bem-estar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.