63% dos comerciantes brasileiros venderam pelo WhatsApp na pandemia

Pesquisa da VR Benefícios mostra que novos canais de vendas e meios de pagamento sem contato se tornaram mais comuns

Author Photo
6:08 pm - 30 de abril de 2021
whatsapp

Quase metade (47%) dos pequenos comerciantes donos de restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados criaram canais de venda no início da pandemia para sobreviver às medidas de isolamento. O comércio por telefone foi o mais adotado, com 71% de adesão, seguido pelo WhatsApp (63%), e-commerce (51%), vendas online (42%) e aplicativos de entrega (39%).

É o que revela uma pesquisa nacional do Instituto Locomotiva e encomendada pela VR Benefícios.

Leia mais: Estudo: 80% dos consumidores online aceitam recomendações de IA

Segundo a pesquisa, 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery durante a quarentena e vão manter a modalidade. Antes, somente 49% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados faziam entregas.

“O aumento do e-commerce é um movimento que vimos crescer fortemente nos últimos meses”, diz Paulo Roberto Grigorovski, diretor executivo de marketing e serviços ao trabalhador da VR Benefícios.

A pandemia acelerou também a implementação de meios de pagamento sem contato. Os que intensificaram ou inauguraram a modalidade em seus estabelecimentos somaram 65%. As formas mais utilizadas são aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos como Google Pay ou Apple Pay (32%) e envio de link para pagamento (18%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.