6 maneiras de tornar o help desk da sua empresa mais estratégico

Novas tecnologias de suporte técnico apresentam oportunidade de tornar o uso desse ponto desse ponto de contato subutilizado para atendimento

Author Photo
3:29 pm - 10 de agosto de 2018
help desk help desk

O help desk é muitas vezes considerado apenas a porta de entrada para funcionários novos e inexperientes que compartilham o objetivo de deixar a função e mudar para áreas consideradas “mais nobres” em TI. Mas se os CIOs levarem a sério a transição para uma cultura de serviços, isso precisa mudar. E a hora é agora.

Novas tecnologias de suporte técnico, aliadas a tendências como a transformação digital, apresentam uma oportunidade de tornar o uso desse ponto de contato subutilizado para atendimento ao cliente de TI mais estratégico.

Mas o que os CIOs podem fazer para transformar o help desk em uma área mais estratégica? Um bom começo é procurar entender o impacto de sua própria percepção.

Caso de sucesso

No início de 2016, uma cooperativa de crédito implementou um sistema de help desk para organizar seu suporte de TI. Com a combinação certa de formulários e automação de processos, eles conseguiram oferecer suporte e medir métricas importantes, como tickets abertos que violavam SLAs, carga de trabalho de cada agente, desempenho do agente em relação à conformidade com SLA e divisão de tickets por departamento e categoria. Ao longo de dois anos, eles estenderam o conceito de gerenciamento de serviços além da TI para quatro outros departamentos de serviços de negócios, incluindo RH. A cada nova iniciativa de  gerenciamento de serviço corporativo (ESM), essa organização simplificou a coleta de informações, a automação de processos e a medição de desempenho. Com a implementação do ESM, a participação do sistema de ingressos nessa cooperativa de crédito aumentou 222% em um ano. A melhoria de processos, entre outras iniciativas, a ajudou  a ganhar um prêmio de compromisso do Tennessee Center for Performance Excellence em 2018.

Este é um exemplo de transformação do help desk que afetou profundamente as diferenças de desempenho em uma organização – porque a organização “sobrecarregou” seu help desk com automação de processos, digitalização, métricas e análises e uma infusão de atividades intencionais que a organização valorizava.

Outras organizações também podem transformar seu help desk considerando essas seis melhores práticas:

1. Defina uma direção estratégica para o help desk e acredite nela

“Dentro do departamento de TI, a falta de liderança é um motivo comum para a frustração do help desk”, diz Prashanth Menon, gerente do ManageEngine Service Desk Plus. “Se a liderança não estabelecer claramente o valor que o help desk oferece aos negócios e, em vez disso, se concentrar mais nas operações transacionais, o pessoal de help desk pode não saber realmente por que precisa fazer o que está fazendo. A liderança de TI deve explicar a diferença entre apenas colocar tijolos versus construir uma catedral.”

Menon está certo. Muitos CIOs continuam a usar o suporte técnico primordialmente para desviar as perguntas que normalmente seriam dirigidas às áreas de TI que consideram mais valiosas.

Como você muda isso? Definindo uma iniciativa de serviço que ofereça valor tangível à empresa e torne o help desk parte integrante dessa estratégia.

“Em um caso, um departamento de TI implementou assistência de IA para o seu help desk e reduziu o tempo médio de ocupação do agente de help desk em duas horas por semana”, diz Steve Stover, vice-presidente de produtos e alianças da Samanage, um fornecedor de serviços de TI baseado em nuvem. “A empresa implementou um sistema baseado em regras que a IA utilizou como referência quando consultou os dados históricos do help desk e teve uma taxa de acerto de 96% quando os agentes passaram a usuá-lo para ajudá-los em seus trabalhos.”

2. Invista em um suporte seguro

As empresas que ainda estão atoladas em abordagens e percepções de help desk da velha escola devem superar os pontos de resistência cultural na empresa, bem como os investimentos e os obstáculos tecnológicos.

Transformar o suporte técnico e garantir a adoção do novo modelo começa no próprio help desk.

“As pessoas no help desk realmente não entendem o papel delas e como podem contribuir para o que a empresa deseja alcançar”, diz Menon. “Quando há uma falta de compreensão sobre o propósito do help desk entre a gerência executiva, a liderança departamental e a liderança em TI, o desempenho atinge o fundo do poço.”

Para evitar isso, os CIOs e os gerentes de help desk podem definir metas e métricas de serviço, canais de feedback para sistemas internos de TI e outras áreas de melhoria de metas e SLAs de satisfação do cliente. Eles podem acomodar pessoal de help desk ao lado de pessoal de disciplinas de TI historicamente mais reverenciadas, como banco de dados ou aplicativos. E podem reivindicar orçamentos mais robustos para investimentos em help desk.

A segunda linha de adoção de help desk está dentro dos negócios.

Em 2017, a American Express publicou seu Barômetro de Atendimento ao Cliente e descobriu que mais da metade dos consumidores americanos havia desistido de uma compra ou transação planejada por causa de um mau serviço.

O serviço é uma questão de lealdade de clientes que afeta o resultado final. É uma área em que a expertise e a tecnologia de help desk podem ser aproveitadas em toda a empresa para obter vantagem competitiva. É também uma ótima oportunidade para os CIOs mostrarem as tecnologias e abordagens de help desk de TI, e como elas são valiosas quando se trata de aproveitá-las para melhorar o desempenho de serviços em outras áreas da empresa.

3. Concentre-se na melhoria contínua do processo

“Em um caso, uma empresa iniciou uma função de chatbox”, diz Stover. “Seu objetivo era desviar as solicitações nível um para longe do suporte técnico. A empresa acabou redesenhando seu portal de serviços de help desk para que o portal pudesse integrar o bate-papo com outras comunicações de help desk para uma experiência mais holística para os usuários finais e um contexto mais completo para o pessoal de help desk avaliar ”.

Com a digitalização, há uma série de ferramentas que podem ser integradas à estrutura de um help desk  que podem elevar o desempenho da área. No entanto, o foco deve estar claramente em saber se essas soluções melhoram a experiência do usuário final e do serviço de cada membro da equipe do help desk. Se uma tecnologia de help desk não fizer isso, ela não deve ser adotada.

“A equipe de help desk de TI pode implantar robôs de AI para responder às solicitações dos usuários e resolver problemas muito rapidamente, dando tempo a seus membros para cuidar de outras atividades de alto valor”, disse Menon. “Esses bots podem entender e responder a interfaces de voz e de texto, mesmo quando o pessoal do suporte técnico não estiver disponível ou estiver ocupado com outras tarefas. Os recursos de linguagem de máquina (ML) podem desafogar certas tarefas”.

Os help desks também podem se beneficiar do uso de aplicativos populares de comunicação e colaboração.

“Se a equipe de help desk puder investir na integração de suas ferramentas com os aplicativos que seus usuários já usam e nos quais são bem versados, vai gerar uma vantagem para ambas as partes em termos do valor que elas obtêm umas das outras”, diz Menon. “Um exemplo seria permitir que os usuários façam solicitações por meio do WhatsApp, em vez de forçá-los a passar por um conjunto de formulários complexos.”

4. Concentre-se na experiência do usuário final

Seu help desk não será bem-sucedido se seus usuários não estiverem satisfeitos.

O feedback dos usuários sobre o desempenho do help desk deve ser continuamente coletado e avaliado. Se houver áreas onde melhorias são necessárias, essas melhorias devem ser implementadas sem demora.

Além disso, os usuários devem poder acessar os recursos do help desk através de métodos com os quais se sentem confortáveis _ através de um bate-papo, guias de autoatendimento, alertas de popup ou ferramentas de colaboração, etc.

Por fim, invista em treinamento de habilidades para o pessoal do help desk. Este treinamento deve abranger habilidades interpessoais e de comunicação, bem como o conhecimento dos sistemas. Uma equipe bem treinada é conhecedora, confiante e mais adequada a oferecer suporte de qualidade.

5. Contrate as pessoas certas

“Os traços mais fundamentais que qualquer funcionário de help desk deve possuir são empatia e paciência”, diz Menon. “Essa disposição de ouvir e resolver os problemas dos outros – aliada ao grande domínio da tecnologia, à visão dos problemas da maneira certa e à expertise para encontrar e implementar a solução correta – tornam um funcionário de help desk um defensor de seus usuários. 

Avançando, a equipe de help desk será ainda mais bem-sucedida se sua experiência e conhecimento permitirem que seja proativa e auxilie na construção de  sistemas que lidem não apenas com os problemas do dia a dia, mas também prevejam a melhor maneira possível de resolver problemas futuros”.

6. Crie uma carreira para o profissional de suporte técnico

Finalmente, oportunidades de progressão na carreira precisam ser estabelecidas para profissionais de help desk. Essas pessoas precisam saber que têm um futuro no help desk se quiserem ficar lá.

O desenvolvimento do plano de carreira em controle de qualidade, na área de suporte técnico e outras disciplinas de TI não identificadas, ainda é um sonho para muitos departamentos de TI.

“Ao garantir aumentos e promoções e fornecer desenvolvimento profissional, você pode oferecer uma excelente carreira”, diz Menon.

Se os CIOs estiverem realmente comprometidos com uma cultura de serviços de TI, manter funcionários e gerentes de help desk valiosos fornecendo um caminho de avanço é definitivamente algo em que eles deveriam estar pensando.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.