Categories: Notícias

6 maiores ameaças cibernéticas do segundo trimestre de 2015

Nos últimos meses, observou-se a aceleração da evolução das ameaças, o tamanho e a frequência dos ataques, pautada pela expansão das superfícies de ataque, a industrialização de hacks e a complexidade e a fragmentação do mercado de segurança de TI, lista Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee.
De acordo com ele, para acompanhar esse salto, a comunidade de segurança cibernética deve continuar melhorando o compartilhamento de informações sobre ameaças, recrutar mais profissionais para proteger os ambientes corporativos, acelerar a inovação de tecnologias de segurança e continuar envolvendo os governos, de modo que eles possam cumprir sua função de proteger os cidadãos no ciberespaço.

Saiba quais são seis grandes ameaças cibernéticas do segundo trimestre de 2015 e evite cair nas armadilhas virtuais. Confira abaixo:
1. Ransomware
O ransomware continua crescendo rapidamente, com aumento de 58% no número de amostras de novos vírus no segundo trimestre. O total de amostras de ransomware aumentou 127% entre o segundo trimestre de 2014 e o segundo trimestre de 2015. O aumento é atribuído às novas famílias em rápido crescimento, como CTB-Locker, CryptoWall entre outras.

2. Malware móvel
O total de amostras de malware móvel aumentou 17% no segundo trimestre. Entretanto, os índices de infecções de malware móvel passaram por declínio de 1% por região neste trimestre, com exceção da América do Norte, onde ocorreu um declínio de quase 4%, e da África, onde não ocorreu alteração.

3. Bots de spam
A tendência de redução do volume de spams gerados por redes de bots continuou durante o segundo trimestre, pois a rede de bot Kelihos permaneceu inativa. Novamente, o Slenfbot ocupa o primeiro lugar no ranking, seguido pelo Gamut, com pequena diferença, e depois pelo Cutwail ocupando o terceiro lugar.

4. URLs suspeitos
No segundo trimestre, a cada hora, ocorreram mais de 6,7 milhões de tentativas de fazer com que os clientes da McAfee acessassem URLs suspeitos por meio de e-mails, pesquisas no navegador etc.

5. Arquivos infectados
No segundo trimestre, a cada hora, mais de 19,2 milhões de arquivos infectados foram expostos nas redes dos clientes da McAfee.

6. Aumento de PUPs
No segundo trimestre, a cada hora, 7 milhões de Potentially Unwanted Programs (PUPs, programas potencialmente indesejados) tentaram realizar a instalação ou a inicialização em redes protegidas pela McAfee.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 hora ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

4 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

5 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

6 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

7 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

7 horas ago