6 maiores ameaças cibernéticas do segundo trimestre de 2015

Author Photo
9:13 am - 22 de setembro de 2015
6 maiores ameaças cibernéticas do segundo trimestre de 2015
Nos últimos meses, observou-se a aceleração da evolução das ameaças, o tamanho e a frequência dos ataques, pautada pela expansão das superfícies de ataque, a industrialização de hacks e a complexidade e a fragmentação do mercado de segurança de TI, lista Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee.
 
De acordo com ele, para acompanhar esse salto, a comunidade de segurança cibernética deve continuar melhorando o compartilhamento de informações sobre ameaças, recrutar mais profissionais para proteger os ambientes corporativos, acelerar a inovação de tecnologias de segurança e continuar envolvendo os governos, de modo que eles possam cumprir sua função de proteger os cidadãos no ciberespaço.

Saiba quais são seis grandes ameaças cibernéticas do segundo trimestre de 2015 e evite cair nas armadilhas virtuais. Confira abaixo:
 
1. Ransomware
O ransomware continua crescendo rapidamente, com aumento de 58% no número de amostras de novos vírus no segundo trimestre. O total de amostras de ransomware aumentou 127% entre o segundo trimestre de 2014 e o segundo trimestre de 2015. O aumento é atribuído às novas famílias em rápido crescimento, como CTB-Locker, CryptoWall entre outras.

2. Malware móvel
O total de amostras de malware móvel aumentou 17% no segundo trimestre. Entretanto, os índices de infecções de malware móvel passaram por declínio de 1% por região neste trimestre, com exceção da América do Norte, onde ocorreu um declínio de quase 4%, e da África, onde não ocorreu alteração.

3. Bots de spam
A tendência de redução do volume de spams gerados por redes de bots continuou durante o segundo trimestre, pois a rede de bot Kelihos permaneceu inativa. Novamente, o Slenfbot ocupa o primeiro lugar no ranking, seguido pelo Gamut, com pequena diferença, e depois pelo Cutwail ocupando o terceiro lugar.

4. URLs suspeitos
No segundo trimestre, a cada hora, ocorreram mais de 6,7 milhões de tentativas de fazer com que os clientes da McAfee acessassem URLs suspeitos por meio de e-mails, pesquisas no navegador etc.

5. Arquivos infectados
No segundo trimestre, a cada hora, mais de 19,2 milhões de arquivos infectados foram expostos nas redes dos clientes da McAfee.

6. Aumento de PUPs
No segundo trimestre, a cada hora, 7 milhões de Potentially Unwanted Programs (PUPs, programas potencialmente indesejados) tentaram realizar a instalação ou a inicialização em redes protegidas pela McAfee.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.