Cinco grandes tendências de consumo para ficar atento em 2020
É importante estar preparado e antenado às mudanças que estão chegando para facilitar a vida das empresas
O ano de 2019 acabou e foi positivo economicamente para alguns setores da economia. Entretanto, 2020 chegou e as projeções são ainda melhores. Como executivo do setor de tecnologia e varejo, entendo que entre as principais e mais promissoras tendências para 2020, neste sentido, estão: a consolidação completa dos meios de pagamentos virtuais (fintechs e pagamentos contactless), fidelização focada na personalização e o aumento na procura de melhores benefícios de compras, como Cashback.
O último ano trouxe uma importante mudança no comportamento do consumidor brasileiro, mas 2020 promete ainda mais: consolidar esse comportamento e pressionar o varejo a agregar ainda mais tecnologia e valor aos seus produtos e serviços. É importante estar preparado e antenado às mudanças que estão chegando para facilitar a vida das empresas.
Confira a lista com as cinco grandes tendências de consumo para 2020, com foco em inovações e tecnologias que irão pautar os negócios:
Crescimento exponencial das compras online
As compras online estão ganhando cada vez mais adeptos. Segundo um levantamento recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), quatro em cada dez brasileiros fazem compras pela internet. Isso demonstra que a maioria das pessoas está perdendo o receio de fazer compras online. Mas, ainda há muito o que se explorar no vasto território da internet e há boas oportunidades de alavancar vendas para varejistas de diversos setores, como: farmácias e supermercados, que ainda são pouco procurados; e também é baixa a procura online por prestadores de serviço domésticos, como: babás, faxineiras e serviços de cuidado pessoal.
Consolidação dos meios de pagamento virtuais
Um movimento que já ganhou força em 2019 e tende a continuar crescendo em 2020. As chamadas fintechs prometem ganhar ainda mais o mercado financeiro e trazem como valor agregado soluções de fidelização.
Além disso, outra aposta serão os pagamentos contactless, o que significa “sem contato”, ou seja, o pagamento é feito por aproximação de algum dispositivo, que pode ser um cartão, um smartphone, uma pulseira ou relógio. Esse tipo de pagamento já começou a ser difundido em 2019 no Brasil, mas ainda de forma tímida. Já na Europa, cerca de 40% dos pagamentos já são feitos no modo contactless, segundo a News Finance. Em 2020, é provável que essa modalidade de transação ganhe bastante força e adeptos no Brasil.
Fidelização focada na personalização de serviços e produtos
O mercado de fidelização está ganhando cada vez mais espaço no varejo brasileiro, seja nas pequenas ou grandes empresas. Em 2020, a expectativa é que cada vez mais empreendedores, de todos os setores, apostem em soluções de fidelização e que a retomada de consumo seja pautada de uma maneira mais inteligente.
A personalização de ofertas e experiência de compra são elementos viáveis graças ao Big Data e que terão aumento de aderência por parte dos varejistas em 2020.
Muitas empresas passaram a entender o quão rentável pode ser um programa de fidelidade, que consiga reter o cliente de forma personalizada. Por isso, a análise de dados é algo extremamente valioso para o varejo e algumas plataformas como a Cashback World possuem programas que podem ser uma mão na roda para entender o consumidor, fazer comunicações personalizadas para ele e fidelizá-lo, como o Cashback World Partner Program, que também tem um plataforma de CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente) integrado, auxiliando o empreendedor com dados de gestão de relacionamento.
Além disso, outras apostas são as experiências como realidade aumentada; benefícios como o Cashback (dinheiro de volta a cada compra) e a logística cruzada, que consiste no cliente efetuar uma compra numa plataforma e receber em outra, como comprar online e retirar na loja física, são aliados dos empreendedores. Esta última é uma estratégia bastante interessante para os lojistas, pois auxilia no aumento da rentabilidade do ponto de venda e diminui o custo de logística.
Crescimento dos serviços de economia compartilhada
Parece impossível lembrar de como era antes dos aplicativos de transporte, de carona, de aluguel de bikes e patinetes ou até mesmo de casa, entre outros, da chamada economia compartilhada ou colaborativa, não é mesmo? Essa tendência, que explodiu em 2019, tem tudo para continuar em expansão em 2020, com o surgimento de ainda mais startups que facilitam o dia a dia nas cidades. Segundo dados de uma pesquisa da PWC, essa tendência de comportamento de compra deve movimentar US$ 335 bilhões no mundo até 2025.
Além disso, novos segmentos devem surgir dentro da economia colaborativa. Uma aposta são as empresas B2B (business to business) que devem começar a adotar plataformas como a Cashback World, uma das maiores Comunidades de Compras do mundo para oferecer seus serviços a outras empresas e comprarem insumos dentro da mesma comunidade, gerando Cashback (dinheiro de volta) e alimentando uma economia circular.
Aumento na procura dos melhores benefícios de compras e Cashback
Agora, a ideia é oferecer ao cliente muito mais do que uma simples soma e troca de pontos; a aposta é impulsionar significativamente o volume de vendas com o Cashback – porcentagem do valor da compra de volta para o cliente, e conquistá-lo com inúmeros benefícios, fazendo parte de uma boa experiência de compra.
Este tipo de benefício começou a ser desmistificado em 2019 e promete despontar ainda mais este ano, podendo ser oferecido a clientes de grandes a pequenos varejistas, sendo facilmente adaptado para qualquer tipo de negócio.
Com esse compilado de tendências em mente, é mais fácil fazer um planejamento mais assertivo para o ano que se inicia. Mas, ainda assim é preciso ficar atento ao que poderá surgir de novo e contar com a tecnologia e inovação como importantes aliados estratégicos.
*Roberto Freire é Diretor das Américas da Cashback World