5G no agro: Huawei, PTI e Coopavel anunciam projeto de R$ 6 milhões

Acordo contempla a instalação de uma antena 5G e construção de espaço de coworking para incentivar o desenvolvimento de soluções para o campo

Author Photo
6:55 pm - 01 de julho de 2021
5G

A Huawei, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-Brasil) e a Coopavel fecharam uma parceria para o lançamento de um projeto de inovação aberta no agronegócios baseado em 5G com investimento inicial de R$ 6 milhões. O acordo foi assinado nesta quinta-feira (1º) durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

A negociação prevê a instalação de uma antena 5G com intuito de conectar o agronegócio brasileiro à nova tecnologia. Por meio da Lei da Informática, a Huawei desembolsará a maior parte dos recursos do projeto, com aportes e execução do Parque Tecnológico Itaipu.

O ato da assinatura contou com a presença do diretor-superintendente do PTI-Brasil, General Eduardo Castanheira Garrido Alves, o diretor de vendas da Huawei, Francisco Menezes, e o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Leia mais: Com 172 redes ativas no mundo, 5G já tem 298 milhões de conexões 

O provejo prevê a instalação de uma antena de transmissão 5G, com raio de alcance de até 5km, na área do Show Rural Coopavel para a realização de testes e validação de novos produtos e serviços, como soluções de monitoramento de imagens em alta definição do solo e plantações e de análise de dados em tempo real, bem como máquinas e equipamentos inteligentes. O acordo também contempla a construção de espaço de coworking para fomentar o ecossistema local.

Assim, o Parque Tecnológico Itaipu será responsável pela seleção e incubação das startups, pelas demais ações para impulsionar a inovação aberta da Coopavel e sua rede de cooperados em 21 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. A previsão é que as soluções inovadoras desenvolvidas no espaço sejam apresentadas já na próxima edição do Show Rural Coopavel, no próximo ano.

“A região Oeste do Paraná possui as terras mais férteis e valorizadas do Paraná, com altos índices de produtividade. Com a inovação e a força do cooperativismo, vamos melhorar ainda mais a nossa produtividade e a rentabilidade”, enfatizou o diretor-superintendente do PTI-Brasil, General Eduardo Castanheira Garrido Alves.

Para Francisco Menezes, diretor de vendas da Huawei, a tecnologia móvel 5G promete criar uma grande revolução no setor por meio das possibilidades de automação e geração de dados em tempo real em diversos setores da cadeia produtiva. “O agronegócio é muito relevante para o país, tem potencial de gerar modelos de negócios para a Huawei, e ainda impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Brasil”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.