5G impulsionará infraestrutura de telecomunicações

Com os primeiros casos de serviços 5G sendo lançados no quarto trimestre de 2018, 2019 será um ano particular na indústria móvel. Os aparelhos 5G começarão a chegar ao mercado e os usuários finais poderão experimentar a tecnologia 5G em primeira mão. Essa é uma das informações contidas no novo relatório do IDC, que apresenta a previsão para o mercado mundial de infraestrutura de rede 5G para o período 2018-2022.

Do ponto de vista da infraestrutura, a indústria móvel continua a experimentar soluções inovadoras que alavancam novo espectro, virtualização de rede e aprendizado de máquina e inteligência artificial (AI) para criar valor a partir dos serviços de rede existentes.

Embora essas e outras melhorias tenham um papel fundamental, a 5G NR representa um marco importante na próxima geração móvel, permitindo velocidades mais rápidas e maior capacidade com menor custo por bit. Mesmo que as cidades selecionadas comecem a experimentar a 5G NR hoje, a amplitude total do potencial da 5G levará vários anos para chegar, o que exigirá trabalho e testes adicionais de padrões, particularmente relacionados a um núcleo de 5G NG.

Além do núcleo 5G NR e 5G NG, os padrões de aquisição indicam que os provedores de serviços de comunicações (SPs) precisarão investir em domínios adjacentes, incluindo backhaul e NFVI, para dar suporte à contínua expansão para arquiteturas nativas baseadas em software.

Evolução da infraestrutura rumo ao 5G

Segundo a pesquisa, o mercado total de infraestrutura de rede relacionada a 5G e 5G (5G RAN, 5G NG core, NFVI, roteamento e backhaul óptico) sairá de aproximadamente US$ 528 milhões em 2018 para US$ 26 bilhões em 2022 a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR ) de 118%. A IDC espera que o 5G RAN seja o maior subsegmento de mercado durante o período de previsão, de acordo com as gerações móveis anteriores.

“Os primeiros usuários do 5G estão lançando as bases para o sucesso em longo prazo, investindo em 5G RAN, NFVI, underpays ópticos e roteadores e switches da próxima geração. Muitos também estão no processo de experimentar o núcleo 5G NG”, diz Patrick Filkins, analista sênior de pesquisa, IoT e Mobile Network Infrastructure.

Segundo ele, o benefício de fazer esses investimentos agora será quando o núcleo SA 5G compatível com os padrões for combinado com um RAN totalmente virtualizado e pronto para a nuvem no início de 2020. Esse desenvolvimento permitirá que muitos SPs de comunicações expandam sua proposta de valor e ofereçam serviços personalizados em todo o mundo. um conjunto diversificado de empresas verticais através do uso de fatiamento de rede.

Recent Posts

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

4 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

5 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

6 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

7 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

8 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

8 horas ago