5G impulsionará infraestrutura de telecomunicações

Previsões foram feitas pela IDC, que revela que investimentos para aprimorar a rede saltarão 118%

Author Photo
8:12 am - 12 de novembro de 2018
5G impulsionará infraestrutura de telecomunicações

Com os primeiros casos de serviços 5G sendo lançados no quarto trimestre de 2018, 2019 será um ano particular na indústria móvel. Os aparelhos 5G começarão a chegar ao mercado e os usuários finais poderão experimentar a tecnologia 5G em primeira mão. Essa é uma das informações contidas no novo relatório do IDC, que apresenta a previsão para o mercado mundial de infraestrutura de rede 5G para o período 2018-2022.

Do ponto de vista da infraestrutura, a indústria móvel continua a experimentar soluções inovadoras que alavancam novo espectro, virtualização de rede e aprendizado de máquina e inteligência artificial (AI) para criar valor a partir dos serviços de rede existentes.

Embora essas e outras melhorias tenham um papel fundamental, a 5G NR representa um marco importante na próxima geração móvel, permitindo velocidades mais rápidas e maior capacidade com menor custo por bit. Mesmo que as cidades selecionadas comecem a experimentar a 5G NR hoje, a amplitude total do potencial da 5G levará vários anos para chegar, o que exigirá trabalho e testes adicionais de padrões, particularmente relacionados a um núcleo de 5G NG.

Além do núcleo 5G NR e 5G NG, os padrões de aquisição indicam que os provedores de serviços de comunicações (SPs) precisarão investir em domínios adjacentes, incluindo backhaul e NFVI, para dar suporte à contínua expansão para arquiteturas nativas baseadas em software.

Evolução da infraestrutura rumo ao 5G

Segundo a pesquisa, o mercado total de infraestrutura de rede relacionada a 5G e 5G (5G RAN, 5G NG core, NFVI, roteamento e backhaul óptico) sairá de aproximadamente US$ 528 milhões em 2018 para US$ 26 bilhões em 2022 a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR ) de 118%. A IDC espera que o 5G RAN seja o maior subsegmento de mercado durante o período de previsão, de acordo com as gerações móveis anteriores.

“Os primeiros usuários do 5G estão lançando as bases para o sucesso em longo prazo, investindo em 5G RAN, NFVI, underpays ópticos e roteadores e switches da próxima geração. Muitos também estão no processo de experimentar o núcleo 5G NG”, diz Patrick Filkins, analista sênior de pesquisa, IoT e Mobile Network Infrastructure.

Segundo ele, o benefício de fazer esses investimentos agora será quando o núcleo SA 5G compatível com os padrões for combinado com um RAN totalmente virtualizado e pronto para a nuvem no início de 2020. Esse desenvolvimento permitirá que muitos SPs de comunicações expandam sua proposta de valor e ofereçam serviços personalizados em todo o mundo. um conjunto diversificado de empresas verticais através do uso de fatiamento de rede.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.