5G chega oficialmente ao Brasil, via Brasília, nessa quarta

Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo devem ser as próximas capitais a terem a tecnologia liberada

Author Photo
8:54 pm - 05 de julho de 2022
Imagem: Shutterstock

A partir dessa quarta-feira (6), Brasília terá o sinal liberado para a rede 5G. A capital do país é a primeira a ter a quinta geração de telefonia móvel em funcionamento.

Apesar do edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, prever que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até o dia 31 de julho, houve um atraso oficial por parte da Agência Nacional de Telecomunicações. A Anatel justificou a flexibilidade no cronograma – a nova data é 29 de setembro – devido à escassez de chips e aos atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos que teriam sido causados pela pandemia de covid-19.

Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo devem ser as próximas capitais a terem a tecnologia liberada, sem data prevista por enquanto. Moreira preside o grupo da Anatel responsável pela liberação das frequências 3,5 GHz, por onde transitará o sinal da telefonia 5G.

Leia também: 5G deve chegar a um bilhão de assinaturas em 2022

Atualmente, a faixa de 3,5 GHz ainda está ocupada por empresas de antena parabólica que operam com a tecnologia Banda C e estão atrasadas com a migração para outra frequência, chamada de Banda Ku.

O prazo para o funcionamento do 5G em todas as capitais passou para 29 de setembro. Também está prevista a distribuição de decodificadores da Banda Ku à população de baixa renda que usa antenas parabólicas antigas que operam na Banda C.

Segundo Moreira, o lançamento da rede 5G em Brasília servirá como teste, com a Anatel e as operadoras instalando filtros anti-interferência.

Na semana passada, a Agência publicou os requisitos técnicos para o funcionamento do 5G em redes privadas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.