Anatel publica normas para uso de redes privadas no 5G

Interessados em utilizar faixas para uso privativo podem solicitar autorização seguindo as condições estabelecidas

Author Photo
8:41 pm - 04 de julho de 2022
5G

A Anatel aprovou e publicou recentemente três normas com requisitos técnicos operacionais para a implementação de redes privativas de baixa potência. Na prática a agência reguladora do setor de telecomunicações abre caminho para uma das possiblidades mais aguardadas pelas empresas para o 5G.

O primeiro ato trata dos requisitos técnicos para a faixa de 3.700 a 3.800 MHz por estações de serviços terrestres de baixa potência. O segundo estabelece requisitos para a subfaixa de 27,5 a 27,9 GHz por estações dos serviços Limitado Privado, de Comunicação Multimídia, Móvel Pessoal e Telefônico Fixo Comutado. Os documentos foram publicados no Diário Oficial da União na última quinta-feira (29).

Leia também: Wi-Fi 6 e 5G ainda dependem de decisões políticas em todo o mundo

A faixa entre 3.700 e 3.800 MHz está entre as que podem ser utilizadas pelas redes privativas no 5G. São considerados serviço de telecomunicações de interesse restrito e devem ser usadas principalmente em soluções corporativas, incluindo automação industrial, entre outras. Segundo a Anatel, aplicações em plantas industriais de diversas empresas foram testadas de forma experimental, com êxito, nessas faixas.

Agora, com a vigência desses atos, interessados em utilizar as faixas para uso privativo podem solicitar a autorização seguindo regras estabelecidas nesses atos normativos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.