5G atenderá demandas de transformação digital no País

Com a chegada da tecnologia 5G ao Brasil, novas possibilidades foram criadas para a indústria. A conectividade móvel mais rápida e os novos aplicativos prometem tornar a nova rede muito mais do que apenas uma nova geração da tecnologia, mas uma mudança de foco do consumidor para o modelo de negócio e as companhias já começaram a personalizar seus produtos de acordo com os requisitos do 5G. Isso permitirá a inovação em termos de serviços que as empresas podem oferecer ao usuário final.

Espera-se que a nova rede dê início a uma grande transformação, conectando tudo a tudo (X2X), habilitando aplicativos inteligentes e fornecendo experiência total (TX) ao cliente, aproveitando a revolução da internet das coisas (IoT) apoiada pela computação de borda, e a internet do comportamento (IoB), para alterar a infraestrutura de logística e cadeia de suprimentos. Esse ecossistema de baixa latência, com maior capacidade de rede para fornecer uma experiência de rede única aos clientes, faz com que a cadeia de valor do 5G traga uma transformação empresarial e social desejada em diferentes setores.

Leia também: 5G é ativado no Rio, Vitória, Florianópolis e Palmas

Facilitar essas colaborações será um novo desafio para os provedores de serviços de comunicações, que devem trabalhar em conjunto com provedores de serviços em nuvem para implantar o 5G e data centers mais próximos da borda. Nesse cenário, as grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, Amazon e Google, personalizam proativamente suas ofertas de nuvem para IoT e computação de ponta.

A infinidade de dispositivos IoT conectados com computação de ponta para fabricação inteligente reduzirá bastante o tempo de produção e transporte. Um exemplo disso são os drones de entrega, que devem se popularizar nos grandes mercados através do 5G, tornando o processo de entrega totalmente automatizado. O conceito de fábricas totalmente digitalizadas também pode ser realizado com milhares de sensores conectados para permitir a IoT sobre o 5G.

A conectividade confiável e segurança aprimorada da tecnologia também impacta nos funcionários que trabalham em casa, uma tendência pós pandemia, ao permitir que eles enviem e recebam grandes quantidades de dados de forma ágil e segura. Além da conectividade, outro  fator benéfico na implementação da nova tecnologia é a eficiência energética, que pode reduzir drasticamente o consumo de energia em vários setores, reduzir a pegada de carbono e contribuir contra as mudanças climáticas.

No campo, o 5G também transformará a agricultura de precisão, fornecendo aos agricultores os insumos certos para personalizar suas necessidades agrícolas. A nova tecnologia traz novas maneiras de monitorar o desempenho do maquinário agrícola de forma autônoma em tempo real, com segurança e de forma remota.

Sensores IoT na plantação levantam informações que ajudam os agricultores a tomar decisões que ajudem a corrigir determinadas imperfeições no plantio e quais produtos químicos devem ser aplicados, com informações sobre quantidade e localização. Esse movimento já ganha tração em Londrina, um dos principais polos de inovação Agro do Brasil, e que foi escolhida como a primeira cidade na região sul do país para receber a nova tecnologia.

Toda essa revolução digital proporcionada pela chegada da quinta geração das redes móveis deve ser acompanhada por maiores investimentos em inovação. Com as diversas possibilidades de ofertas, as companhias devem ficar atentas para atenderem às demandas do mercado de forma ágil e personalizada. Com isso, a inovação, além de motor de transformação, é fundamental para estar pronto para esse novo cenário.

* Subhanjan Ghosh é head de negócios, manufatura e utilidades para América Latina na Tata Consultancy Services

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

1 dia ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

1 dia ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

1 dia ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

1 dia ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

1 dia ago