53% das empresas norte-americanas não têm habilidades em IA para alavancar inovação
Estudo global da SoftwareOne aponta que 38% das organizações estão com dificuldades para encontrar funcionários qualificados
Mais da metade das empresas norte-americanas (53%) relatam que, atualmente, não têm habilidades adequadas para alavancar o uso de inteligência artificial (IA), e 38% estão com dificuldades para encontrar funcionários qualificados na tecnologia. Os números são de um estudo da SoftwareOne, que divulgou recentemente dados inéditos do Relatório de Habilidades em Nuvem.
A principal conclusão, segundo a empresa, é que existe uma lacuna entre humanos e máquinas. Foram ouvidos 500 tomadores de decisão de TI do Reino Unido, Benelux, América do Norte e Austrália, com objetivo de compreender como a escassez de habilidades em nuvem está impactando equipes e como eles planejam combatê-la em 2024.
Para o country manager da SoftwareOne Brasil, Otavio Argenton, os rápidos avanços em IA e nuvem oferecem grandes perspectivas para empresas, mas há o desafio de qualificar e retreinar forças de trabalho para alavancar serviços de nuvem e IA. “Nossa pesquisa global reflete muito do cenário brasileiro, uma vez que a maioria das organizações está planejando requalificar suas equipes de TI para acelerar a adoção da IA e a jornada para a nuvem”, diz ele.
Conheça: os vencedores do Prêmio Executivo de TI do Ano 2024
De acordo com os dados, o maior problema para as empresas em seus esforços de transformação digital é garantir que as habilidades dos funcionários cresçam no mesmo ritmo da inovação. Segundo 98% das companhias dos EUA, capacitação da força de trabalho é uma prioridade atual.
O relatório diz que a escassez de habilidades em nuvem também aumentou as cargas de trabalho individuais de 50% dos entrevistados nos EUA. Isso trouxe efeitos negativos, incluindo burnout e altas taxas de turnover. Os dados apontam que 91% das empresas acham a retenção na TI um desafio.
Os problemas de retenção são agravados por conflitos nas equipes. Segundo 28% dos entrevistados, a lacuna de habilidades em nuvem causou tensão entre eles e seus chefes, enquanto 33% afirmaram que causou tensão dentro da equipe. E mais de um em cada cinco (23%) disseram que não se sentem confortáveis em pedir treinamento adicional.
Desafios da IA
Os dados preliminares do relatório da SoftwareOne, divulgados em fevereiro, revelaram também que 98% das organizações do mundo estão enfrentando lacuna de profissionais com habilidades em nuvem. Fazem falta principalmente habilidades gerais, conhecimento em arquitetura de nuvem, habilidades de adaptação, monitoramento e resolução de problemas.
A pesquisa apontou também que, para lidar com a escassez do mercado, os líderes de TI estão adotando uma abordagem de quatro frentes: 97% estão aprimorando as habilidades da equipe existente; 84% estão retendo talentos atuais; 98% estão buscando atrair novos talentos; e 93% estão investindo em serviços gerenciados.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!