51% dos CDOs no Brasil usam IA para tomar decisões

Maioria dos executivos também assumem a responsabilidade da segurança dos dados nas organizações, indica estudo da IBM

Author Photo
2:23 pm - 30 de abril de 2023
Imagem: Shutterstock

Muitos Chief Data Officers (CDOs) brasileiros têm confiado na inteligência artificial (IA) para apoiar  decisões. Segundo novo estudo do IBM Institute for Business Value, o CDO Study 2023, 51% aplicam IA e dados para tomar decisões melhores e mais rápidas. Por outro lado, apenas 22% deles relatam que estão usando IA para automatizar a tomada de decisões.

A pesquisa entrevistou três mil CDOs em todo o mundo, incluindo Brasil e outros países na América Latina, como México, Chile e Colômbia.

Leia também: CISOs afirmam não ter suporte suficiente de conselho executivo

“Estamos vivendo um cenário latente que traz um panorama de como IA e dados são peças fundamentais na transformação digital das empresas. E é justamente neste contexto que o CDO, embora seja uma função relativamente nova aqui no Brasil e na América Latina, está cada vez mais à frente dos negócios”, diz Joaquim Campos, vice-presidente de automação, dados e IA da IBM América Latina.

O estudo também observou que 48% dos CDOs no Brasil indicam que sua estratégia de gerenciamento de dados está explicitamente alinhada com a transformação digital das empresas. Quando questionados sobre as melhores tecnologias capazes de revelar valor dos dados, os entrevistados locais apontaram Internet das Coisas (60%), Nuvem Híbrida (48%) e IA e Machine Learning (33%).

CDOs responsáveis

Há também uma forte consciência desses executivos em relação às responsabilidades do cargo, com 82% deles afirmando que garantir a segurança dos dados é a mais importante. Já 48% dizem que suas organizações estão totalmente em conformidade com a legislação e os padrões de dados.

“Com este olhar das empresas tão minucioso sobre os dados, os CDOs são justamente os profissionais capazes de desempenhar um papel crítico ao habilitar a IA em toda a organização, o que pode conduzir a decisões mais eficientes e reduzir riscos”, complementa Campos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.