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5 tendências digitais para o marketing em 2022

A digitalização dos serviços e das experiências com foco no consumidor também demanda repensar estratégias para comunicar e engajar as marcas no digital.

Mesmo as empresas que não marcavam tanta presença no on-line, passaram a fazê-lo em meio a pandemia. Entretanto, diante de tanta informação e concorrência, o que pode ser realmente efetivo no marketing digital?

Leia também: 80% dos consumidores consultam smartphones em lojas na hora de comprar 

Na lista abaixo, especialistas da MATH, holding de empresas voltadas ao marketing e tecnologia, refletem sobre algumas tendências na área e porque focar nessas estratégias pode ser um diferencial para as marcas.

Mensuração

É imprescindível medir o que dá certo, o que não funciona e o que pode ser otimizado quando se investe em mídia paga e em projetos digitais. É preciso definir as perguntas chaves, o que cada ação deve responder, os objetivos e indicadores.

“Times que não buscarem visibilidade em relação a esses resultados possuem uma grande chance de deixar o dinheiro do investimento ir pelo ralo”, comenta Fabiana Amaral, diretora executiva de growth da MATH.

CRO (Conversion Rate Optimization)

Um olhar direcionado para CRO (Otimização da Taxa de Conversão) pode trazer insights, ideias de testes A/B, e grandes outputs de como melhorar a taxa de conversão.

“Empresas que deixam isso de lado, tendem a ter as taxas mais estagnadas, perdendo a oportunidade de redesenhar ou melhorar a experiência do cliente na jornada e funil”, lembra Fabiana.

Games

Não podemos falar ainda em metaverso sem considerar as extensas comunidades de games que engajam milhões de pessoas em multi-dispositivos.

“As marcas podem interagir não apenas através de anúncios e patrocínios, mas também em forma de conteúdo, storytelling, eventos e produtos virtuais”, explica Gabriel Nunes, Consulting Executive Director da MATH ADS

Brand Publishing

Empresas têm apostado em estratégias de produção de conteúdo em plataforma própria, não necessariamente batizada com a marca. Um dos exemplos é o portal makeup.com, que é mantido pela L’Oreal. Dessa forma, a a audiência se conecta com produtos e serviços da marca, que é anunciante e o publisher ao mesmo tempo.

OOH e Mídia Geolocalizada

O OOH (out-of-home), até 2020, era a terceira mídia no share publicitário brasileiro, ficando atrás apenas da TV e internet, segundo pesquisa do Cenp-Meios. Outro dado é que 87% da população é atingida por out of home, ambos os dados evidenciam que o potencial da mídia está em ascensão.

A compra de mídia em espaços físicos com tecnologia de mídia programática pode se tornar cada vez mais acessível para marcas de médio porte também. “É um artefato de comunicação bem interessante para casar com a tendência omnichannel“, destacam os especialistas.

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