Notícias

5 perguntas para o CEO: Luiz Camargo, da Nice

Há cerca de 10 anos na Nice, o general manager responsável pelo Cone Sul, Luiz Camargo, recentemente também passou a atuar como responsável pelas operações da companhia no Caribe e no Cone Norte.

Para o executivo, graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, a adoção de soluções de automação e Inteligência Artificial (AI) são muito importantes para oferecer um atendimento eficiente e de qualidade aos clientes.

Na entrevista abaixo, Camargo fala sobre os planos da Nice para 2019, os seus novos desafios na organização e como a tecnologia pode ajudar as empresas a se destacarem em um mercado altamente competitivo.

Computerworld Brasil: Recentemente, você também passou a atuar como responsável pelas operações da Nice no Caribe e no Cone Norte – além do Cone Sul. Como tem sido esse processo de transição, quais os principais desafios envolvidos? E como vê esses mercados – e as similaridades e diferenças com o Cone Sul, por exemplo?

Luiz Camargo: Tenho três grandes desafios nestes mercados: expandir a atuação da Nice em novos segmentos, tais como BPO, Cobrança e Retail, além de manter, é claro, o crescimento nos setores em que temos uma presença significativa, como Finanças e Telecom. Outro desafio é fortalecer nosso ecossistema de parceiros e, por último, promover a transformação do nosso modelo de atuação com a inclusão de novo portfólio de aplicações – soluções de Analytics (Nexidia), Automação de Processos e Biometria de Voz.

O Caribe e o Cone Norte têm um potencial muito grande para nós, especialmente porque existem muitos pontos similares ao Brasil e Cone Sul. Nossos clientes estão buscando, cada vez mais, excelência no atendimento, além do ganho contínuo de produtividade.

CW: Como foi o primeiro trimestre de 2019 para a Nice e quais os principais planos e desafios da empresa no Brasil – e no Cone Sul como um todo – para o restante do ano?

Luiz: Esperamos que 2019 seja um ano positivo, uma vez que o mercado tem demonstrado interesse em soluções focadas em Customer Experience. Recentemente, participamos do evento anual da Nice, o Interactions 2019, em que os clientes apresentaram cases de sucesso e ressaltaram a importância de investir em soluções que garantam mais eficiência, redução de custos e melhoria na produtividade em áreas operacionais e administrativas.

Atualmente, várias empresas estão em busca de soluções de otimização da força de trabalho, e contamos com soluções, que capacitam as organizações e seus funcionários a fornecer experiências diferenciadas aos clientes. Recentemente, a Nice recebeu as pontuações mais elevadas de produto em cada um dos quatro casos de uso do relatório de pesquisa do Gartner: ‘Acesso à informação’, ‘Eficiência de processos’, ‘Inteligência do cliente’ e ‘Diálogos inteligentes’.

Há um mercado pujante também para soluções de Analytics, Robotic Process Automation (RPA) e Inteligência Artificial, sendo que a Nice pode ajudar bastante em todas essas áreas. Nossas expectativas são positivas e esperamos ter um 2019 positivo em toda América Latina.

CW: No mundo atual, com um consumidor cada vez mais conectado e exigente, quais as principais dificuldades e pontos que é preciso levar em conta para melhor atender às necessidades deste cliente?

Luiz: É fundamental que as empresas de atendimento ao cliente ofereçam formas de contato multicanal, com altos níveis de automação. Dessa maneira, é possível entregar atendimento eficiente, de qualidade e com inteligência nas interações. Além disso, a mão de obra contratada sai do operacional maçante e pode se dedicar a atividades de estratégia.

CW: Neste sentido, qual o papel e a importância do uso de tecnologias emergentes, como IA e automação, além do próprio processo de transformação digital nas empresas, na busca por oferecer produtos e serviços inovadores?

Luiz: É fundamental! Eu diria inclusive que não há como prosperar no mercado consumidor, seja ele de qualquer setor, sem prestar um excelente atendimento ao cliente. E isso só é possível com Inteligência Artificial e Automação. Essas tecnologias elevam a jornada do paciente a outro nível, trazendo satisfação ao cliente e fidelização à marca. Tudo o que uma empresa necessita em tempos de alta competitividade.

CW: Você está há cerca de 10 anos na Nice. Quais os principais desafios e lições que te marcaram neste período? E o que projeta para o seu futuro na empresa?

Luiz: Uma grande revolução aconteceu neste mercado nos últimos 10 anos. Vimos mudanças na maneira como o cliente se relaciona com as marcas, também observamos uma nova geração, com hábitos diferentes, chegar ao mercado consumidor e de trabalho. A tecnologia alcançou altos patamares e hoje não é possível realizar um atendimento efetivo sem a utilização de soluções sofisticadas que, nem por isso, se tornam altamente onerosas para as empresas. Temos grandes desafios, mas também temos as melhores ferramentas para atingir a excelência.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

18 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

19 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

20 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

21 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

23 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago