Como as empresas podem atrair e reter os clientes? Em muitas companhias, as pessoas pensam que a satisfação do consumidor é apenas função do departamento de marketing e vendas, mas o pensamento deveria ser outro. Instituições construídas com tanto cuidado, durante anos, podem ser derrubadas por um portfólio de consumidores insatisfeitos em questão de minutos.
Em pesquisa global encomendada pela Ricoh, foi possível identificar que 70% dos entrevistados provavelmente parariam de fazer negócios com uma empresa cujo processamento ineficiente de documentos os atrasou. Ainda, um terço dos ouvidos disse que postaria comentários negativos. Paralelamente, no estudo 2011 BrightLocal Annual Local Consumer Review Survey, 86% dos clientes disseram que sua decisão de compra foi afetada por comentários da internet. Dos ouvidos, 69% confiava tanto neles quanto em recomendações pessoais e 57% disseram que não fariam negócios com uma empresa que tivesse recebido críticas negativas.
Com base nesses dados, é possível traçar estratégias de atendimento e, assim, melhorar os resultados. Por isso, é fundamental desenvolver uma cultura interna que foque no consumidor. A área de Recursos Humanos pode ser uma peça fundamental, justamente por ser um setor que estimula a preocupação com clientes internos e externos e estabelece com os líderes planos de ação para aumentar a satisfação e melhorar a experiência de ambos os grupos.
É importante não ser indiferente aos requisitos e às dúvidas ou sugestões dos consumidores, por isso é essencial torná-los parte da gestão e atender suas necessidades. Isso é possível, em grande parte, promovendo uma cultura de serviços de alto impacto em todos os setores que inclua o reforço de comportamentos chave, como uma comunicação excepcional de mão dupla, empoderamento e responsabilização.
*Por Lorna Hernández, vice-presidente de Recursos Humanos da Ricoh Latin America
O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…
A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…
O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…
Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…
Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…
A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…