5 livros recomendados por Bill Gates com reflexões sobre o mundo

Author Photo
10:00 am - 17 de julho de 2021
Bill Gates recomenda livros Reprodução/Gates Notes

Bill Gates está de volta com mais uma lista de recomendações de livros. Em seu blog pessoal, o Gates Notes, o bilionário e fundador da Microsoft trouxe na última quarta-feira (14) mais cinco títulos para quem está buscando novas leituras de verão – ou de inverno, como estamos aqui no hemisfério Sul.

Gates, desta vez, afirma ter buscado livros que lidam com a complexa relação entre a humanidade e a natureza e que falam sobre o que acontece quando as pessoas entram em conflito com o mundo ao seu redor. A lista, no entanto, é diversa: vai desde um livro presidencial até uma narrativa sobre a queda de uma grande companhia dos Estados Unidos.

Abaixo, confira os cinco livros recomendados para o semestre e uma breve análise de Gates sobre cada um deles.

Lights Out: Pride, Delusion, and the Fall of General Electric, de Thomas Gryta e Ted Mann

“Como uma empresa tão grande e bem-sucedida como a GE poderia fracassar? Tenho pensado nessa questão há vários anos, e Lights Out finalmente me deu muitas das respostas que eu procurava. Os autores oferecem uma visão inflexível dos erros e erros cometidos pela liderança da GE. Se você está em qualquer tipo de função de liderança, seja em uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou em outro lugar, há muito que você pode aprender aqui.”

Sob um Céu Branco: A Natureza no Futuro, de Elizabeth Kolbert

“O mais recente livro de Kolbert é o exame mais direto de ‘humanidade versus natureza’ nesta lista. Ela o descreve como ‘um livro sobre pessoas tentando resolver problemas causados ​​por pessoas tentando resolver problemas’. Ela escreve sobre várias maneiras pelas quais as pessoas estão intervindo na natureza, incluindo o genética dirigida e a geoengenharia – dois tópicos nos quais estou particularmente interessado. Como todos os seus livros, é uma leitura agradável.”

Uma Terra Prometida, de Barack Obama

“Quase sempre me interesso por livros sobre presidentes americanos e adorei especialmente Uma Terra Prometida. O livro de memórias cobre de seu início de carreira até a missão que matou Osama bin Laden, em 2011. O presidente Obama é incomumente honesto sobre sua experiência na Casa Branca, incluindo quão isolador é ser a pessoa que, no final, dá as ordens. É uma visão fascinante de como é conduzir um país em tempos desafiadores.”

The Overstory, de Richard Powers

“Este é um dos romances mais incomuns que li nos últimos anos. The Overstory segue a vida de nove pessoas e examina suas conexões com as árvores. Alguns personagens se encontram ao longo do livro, enquanto outros ficam sozinhos. Mesmo que o livro tenha uma visão bastante extrema da necessidade de proteger as florestas, fiquei comovido com a paixão de cada personagem por sua causa e terminei o livro ansioso para aprender mais sobre as árvores.”

An Elegant Defense: The Extraordinary New Science of the Immune System: A Tale of Four Lives, de Matt Richtel

“Richtel escreveu seu livro antes da pandemia, mas esta exploração do sistema imunológico humano é, no entanto, uma leitura valiosa que o ajudará a entender o que é necessário para impedir o Covid-19. Ele mantém o assunto acessível ao se concentrar em quatro pacientes, cada um dos quais é forçado a gerenciar seu sistema imunológico de uma forma ou de outra. Suas histórias são um olhar superinteressante sobre a ciência da imunidade.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.