5 lideranças pretas que estão fazendo história na área de tecnologia

Profissionais ocupam cargos de destaque em grandes empresas de tecnologia

Author Photo
4:02 pm - 22 de novembro de 2023
lideranças pretas Imagem: Shutterstock

O Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, celebrados no último dia 20 de novembro, buscam promover uma reflexão da inserção da comunidade negra em espaços de trabalho, educacionais, culturais, entre outros, além de relembrar o impacto da cultura africana na identidade da população brasileira.

Dados compartilhados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que cerca de 45,3% da população brasileira se declarou preta, em 2022.

Apesar de representar quase metade da população brasileira, os profissionais negros e pardos ainda não são representativos quando se olha para o mercado de tecnologia. Atingir posições de liderança nesses espaços também é um desafio que demanda iniciativas de diversidade e inclusão das empresas.

Leia mais: Depois de enfrentar preconceito e quase desistir, Jaqueline Reis tem história de sucesso na TI

Para inspirar os profissionais a conquistarem cargos de liderança no setor, selecionamos cinco lideranças pretas que fazem história em empresas de tecnologia e servem como inspiração para centenas de jovens negros que querem começar uma carreira no ecosssitema.

Longinus Timochenco, VP de cibersegurança e TOP Global CISOs Award 2023

Com mais de 25 anos de experiência, Longinus Timochenco é o atual Vice Presidente de Cibersegurança da Clear IT, empresa de soluções em nuvem híbrida, proteção de dados e cibersegurança para middle e enterprise. O executivo recebeu a missão de desenvolver e acelerar a nova frente de negócio da Clear IT, e posicionar a marca como líder brasileira em soluções para cibersegurança.

Antes de assumir o desafio, Longinus atuou em grandes companhias do mercado como Accenture, TIVIT, BT-British Telecom, Contax, KPMG, SPC Brasil e Kabum, além de ter atuado como CISO, CSO, DPO, além de professor no Senac e ter sido membro executivo da Asociación Iberoamericana de Riesgos y Control (ARCIB). Em 2023, o profissional foi reconhecido pelo 2º ano consecutivo como um dos melhores profissionais do mundo em cibersegurança na premiação TOP Global Cisos Award realizada pela revista norte-americana Cyber Defense.

Mariana Silva, Fundadora da Planty Beauty

Antes de abrir o próprio negócio, a fundadora da Planty Beauty, Mariana Silva foi pesquisadora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, onde cursou ciências biomédicas. Isso porque a jovem era curiosa sobre as plantas da floresta pluvial, que tinha em abundância em Catu, cidade em que foi criada, na Bahia.

Com mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ( FMUSP ), a executiva uniu a ciência à paixão pelo mercado de cosméticos e abriu a Planty Beauty, que tem a proposta de criar itens de beleza a partir da biodiversidade nacional.

Alexandre Carvalho, consultor executivo senior na SAS no Brasil

Após uma breve passagem pela Quintess, Alexandre Carvalho retornou para a subsidiária brasileira da empresa de software SAS. Em sua primeira vez na companhia, o executivo atuou por 7 anos como Consultor, sendo responsável por vendas, com ênfase no desenvolvimento de negócios, atuando nas frentes de Setor Público, Oil & Gas, Utilities, Retail, Telecom, Insurance e Financial Service.

Alexandre possui mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com especialização em Data Mining pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Que contribuem para o conhecimento em machine learning, forecasting, geomarketing entre outras demandas do dia a dia.

Suelen Marcolino, gerente de relacionamento da divisão de soluções de talento no LinkedIn

Responsável por auxiliar empresas a conectarem-se com o candidato ideal, Suelen Marcolino, em 2017, criou a fundação do Comitê de Inclusão Racial no LinkedIn, o Black Inclusion Group, que busca promover e desenvolver novas lideranças negras dentro da empresa. Além de ser responsável pelo desenvolvimento de programas de desenvolvimento de carreira de pessoas que enquadram-se em grupos pouco representados no ambiente corporativo e historicamente à margem.

Formada em Relações Internacionais com MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a executiva é especialista em Gestão de Diversidade nas Organizações. Há 7 anos na empresa, ela tem a missão de identificar metas mensuráveis para promover diversidade para os times da América Latina, Europa, Oriente Médio e África.

Solange Sobral, Vice Presidente de operações e partner na CI&T

A trajetória da vice-presidente começou em 1996, enquanto a CI&T contava com apenas 5 colaboradores no quadro de funcionários. Na empresa há 27 anos, Solange Sobral, auxiliou a marca na construção de pilares e valores sólidos, que levaram o negócio ao IPO em 2021.

Como líder, Solange tem como missão construir espaços colaborativos e modelos de gestão mais humanizados, incentivando que o ambiente corporativo seja mais inclusivo e diverso. Em que as pessoas possam ser quem elas são, enquanto desenvolvem competências e são protagonistas de suas carreiras.

Formada em Ciência da Comunicação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas, a executiva faz parte do Conselho da Vivo Telefônica desde 2022, além de membro do Comitê de Qualidade e Sustentabilidade. Ela também foi Conselheiro Independente da Unidas, locadora brasileira de veículos, até 2022, quando a Localiza adquiriu esta empresa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.