5 lições sobre cibersegurança que podemos aprender com ‘Agente Stone’ da Netflix

Especialistas em cibersegurança da Kaspersky analisam o que o filme poderia ter feito para mitigar vazamentos. Lista contém spoilers

Author Photo
5:30 pm - 12 de setembro de 2023
Imagem: Reprodução/Netflix

O filme “Agente Stone”, disponível na Netflix, aborda questões essenciais de cibersegurança, destacando os perigos das invasões virtuais e ressaltando medidas cruciais que as empresas podem adotar para evitar tais ataques. O enredo tem como premissa uma agente especial que precisa impedir a invasão de uma superconta que utiliza Inteligência Artificial (IA), capaz de analisar dados e acessar conteúdos ao redor do mundo.

Apesar da superinteligência artificial que têm acesso a qualquer dado mundial ser uma ideia imaginária do filme, os ataques de cibercriminosos são recorrentes no mundo real e podem ser evitados com informações básicas de segurança, destaca a Kaspersky. Segundo relatório da empresa de cibersegurança, quase metade (46%) dos funcionários brasileiros afirmam ter acesso a informações sigilosas de clientes cadastrados no banco de dados na empresa onde trabalham, o que pode ser um perigo caso eles não tenham cuidado com as possíveis brechas na cibersegurança.

No filme, uma hacker consegue penetrar nesse sistema utilizando um Trojan, por meio de uma conexão wireless. Ao derrubar os firewalls da agência para acessar a superconta de IA e controlar sistemas ao redor do mundo, a empresa fica vulnerável e sujeita a inúmeros riscos.

A Kaspersky alerta que os ataques com Trojans são amplamente utilizados na vida real, e essa situação não apenas ilustra a gravidade das vulnerabilidades do sistema, mas também nos lembra que o cenário fictício do filme tem paralelos com as ameaças reais que empresas e indivíduos enfrentam todos os dias.

Pensando nisso, a Kaspersky separou algumas dicas de como seria possível evitar um ataque e, caso ele ocorra, o que pode ser feito para mitigar um vazamento. Confira abaixo:

1. Implemente medidas robustas de segurança de rede

Os especialistas da Kaspersky recomendam que, para evitar possíveis brechas na segurança da empresa em que criminosos podem ter acesso e vazar dados internos, lembram que é importante implementar medidas robustas de segurança de rede. Firewalls avançados e sistemas de detecção de intrusões são recomendados para impedir tentativas de invasão, especialmente por conexões wireless.

2. Autenticação multifator

Outra medida que dificulta significativamente o acesso não autorizado, mesmo se as credenciais de login forem comprometidas, é a utilização de autenticação multifator para acessar sistemas críticos.

3. Busque por credenciais vazadas

A Kaspersky também orienta que o monitoramento do underground é outro ponto importante. Com isso, busca-se encontrar credenciais de funcionários que tenham sido roubadas, possibilitando às equipes de segurança que atuem para prevenir maiores danos.

4. Atualize sempre

Pode parecer óbvio, mas as atualizações regulares dos sistemas e software, com as versões mais recentes, são fundamentais para reforçar a segurança de ambientes sensíveis. Os especialistas em cibersegurança lembram que muitos ataques exploram vulnerabilidades conhecidas que poderiam ser mitigadas com a última versão de um aplicativo – no caso do filme, um sistema atualizado poderia ter uma resposta mais rápida e pronta para mitigar danos antes que o ataque acontecesse.

5. Controle os acessos à sua rede

Além do cuidado com os programas, também é importante ter atenção com quem utiliza a rede e pode deixar brechas na cibersegurança da empresa. Fornecer treinamento regular para os funcionários sobre os perigos de ciberataques. Para o cuidado com a proteção de senhas, é importante que eles entendam os perigos de um vazamento e o que isso pode acarretar.

“Se as medidas anteriores foram seguidas, dificilmente uma empresa vai sofrer com ataques externos. Os principais sistemas de segurança estão ativados e os programas estão atualizados com as medidas recomendadas a evitar vazamentos”, explica Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

“O filme destaca a importância da cibersegurança no cenário moderno e, apesar da ideia de o ataque ser fictícia, todo cuidado é pouco quando lidamos com invasões. Ao adotar medidas proativas e estratégias de segurança, as empresas podem se proteger de ataques como os que vemos na tela, garantindo a proteção de seus dados e a continuidade de suas operações”, complementa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.