5 hard e 5 soft skills mais difíceis de encontrar no mercado

Pesquisa do Indeed com tomadores de decisão revelou que 57% têm dificuldade para achar candidatos com hard skills, e 52% soft skills

Author Photo
1:30 pm - 29 de dezembro de 2022
entrevista, emprego, acordo, negócio, Prove Identity Foto: Shutterstock

Para entender que dificuldades as empresas estão enfrentando na hora de avaliar candidatos de emprego, o site Indeed fez uma pesquisa com 500 tomadores de decisão brasileiros. E 57% disseram que estão com dificuldade para encontrar pessoas com as hard skills necessárias, enquanto 52% com as soft skills certas.

A maioria dos entrevistados prevê que a busca continuará difícil entre os próximos dois a cinco anos (59% e 57%, respectivamente).

“É importante que os candidatos estejam atentos e preparados para identificar o que as empresas buscam, além de investir em certificações e adquirir habilidades técnicas, as chamadas hard skills”, explica Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil. “Com isso, eles podem estar preparados para iniciar uma jornada profissional, ou até mesmo uma mudança de carreira.”

Quando perguntados sobre qual é a característica mais difícil de encontrar em um candidato, as hard skills ficaram em primeiro lugar com 34% das respostas e as soft skills em segundo com 26%, seguidas por anos de experiência (24%) e diplomas, certificações e treinamentos (16%).

Leia também: 5 tendências de educação para empresas reterem talentos em 2023

A pesquisa foi realizada pelo Indeed com 504 tomadores de decisão brasileiros via painel online em novembro de 2022.

As mais pedidas

Quando perguntados sobre as hard skills mais difíceis de encontrar, as respostas dos tomadores de decisão foram, na ordem, cibersegurança e metaverso (com 46%), digital e TI (43%) e robótica (42%). Outras categorias mencionadas são a habilidade de falar outros idiomas (40%), desenvolvimento de software e codificação (37%) e criptografia e finanças (37%).

Já no campo das soft skills, os entrevistados responderam que as mais difíceis de achar entre os candidatos são resolução de conflitos (40%), proatividade (35%), pensamento crítico e lógico (35%), atenção aos detalhes (34%) e empatia (32%).

“Além das hard skills, na maioria das vezes, durante um processo de contratação, o que diferencia os candidatos com a mesma qualificação e conhecimento são as suas soft skills, então entender seus pontos fortes e fracos, e focar em desenvolvê-los, pode ajudar a se destacar nesse sentido”, pondera Calbucci.

Segundo a Indeed, tanto hard como soft skills mais buscadas hoje podem mudar nos próximos anos, enquanto outras podem ressurgir. Estar atento às atuais exigências e às possibilidades profissionais é uma boa forma de estar um passo à frente, diz a empresa. E tanto hard como soft kills são muito significativas.

“Isso mostra o quanto é valioso continuar investindo tempo e recursos aprendendo novas habilidades, não apenas técnicas mas também as mais ligadas ao comportamento”, afirma Calbucci.

A pesquisa mostrou que os empregadores observam diferenças em comparação ao cenário de alguns anos atrás. 87% disseram que procuram hard skills diferentes de três anos atrás, e 86% afirmam que o mesmo padrão também se aplica às soft skills.

5 hard skills mais difíceis de
encontrar
5 soft skills mais difíceis de
encontrar
Cibersegurança e Metaverso 46% Resolução de conflitos 40%
Digital e TI 43% Proatividade 35%
Robótica 42% Pensamento crítico e lógico 35%
Falar outros idiomas 40% Atenção aos detalhes 34%
Desenvolvimento de Software e Codificação 37% Empatia 32%

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.