5 fraudes que se destacaram no último ano

Deepfake cresce mais de 800% no Brasil no período

Author Photo
9:45 am - 30 de novembro de 2023
Israel-Hamas, deepfakes, IA, fraudes Imagem: Shutterstock

O relatório Sumsub Identity Fraud Report 2023 revelou que o Brasil apresentou uma taxa relativamente baixa de fraude de identidade em comparação com os demais países da América Latina (ocupando o 20º e último lugar), o volume de fraudes mais sofisticadas, baseadas em inteligência artificial (IA), foi o mais alto da região.

No Brasil, o crescimento de deepfake entre 2022 e 2023 foi o maior da região: 830%. Isoladamente, o país mais atacado por deepfake foi a Espanha (a cada dez ataques desse tipo que ocorrem no mundo, um acontece nesse país europeu). Já o passaporte dos Emirados Árabes Unidos foi o documento mais falsificado no mundo, enquanto a mídia online foi o segmento mais explorado pelos fraudadores.

Leia mais: Cyber Monday sofre R$ 5,8 milhões em tentativas de fraude

De acordo com a Sumsub, as top cinco fraudes que mais se destacaram foram:

Deepfake: envolve a criação de conteúdos sintéticos que podem ser notícias, documentos, áudios e imagens produzidos com auxílio de inteligência artificial (IA). A partir de uma grande quantidade de arquivos reais de determinada pessoa, e com o uso de um algoritmo de aprendizado de máquina (machine learning), é possível criar situações que parecem reais e normalmente lesam a reputação ou as finanças da vítima.

Money Muling: usar “mula de dinheiro” é uma forma cada vez mais recorrente de lavagem de dinheiro. Consiste em aliciar pessoas comuns que, mediante compensação financeira, aceitam que sua conta bancária seja usada para receber e transferir recursos de terceiros envolvidos com lavagem de dinheiro e outros crimes (lembrando que acabam sendo cúmplices da fraude).

Carteira de identidade falsa: representam quase 75% de todas as atividades fraudulentas envolvendo documentos de identidade. Estimativas apontam que somente no Brasil circulam mais de 16 milhões RGs falsos – que podem ser usados para fazer compras de alto valor, contratar empréstimos, e participar de outros tipos de crimes em que se quer passar incólume e impune. Já a carteira brasileira de motorista é o documento menos falsificado no mundo todo.

Invasões de conta: o golpista tem acesso aos dados bancários das vítimas após enviar um link falso via e-mail ou mensagem de texto para os celulares dos correntistas. De posse dos dados, membros do grupo criminoso do qual faz parte passam a fazer ligações como se fossem funcionários do banco e induzem os clientes a fornecer a senha da conta com a finalidade criminosa de subtrair valores. Estatísticas internas da Sumsub mostram que esse tipo de incidente aumentou 155% globalmente em 2023.

Verificação forçada: emergiu como uma tendência crescente em todo o mundo. Tem-se visto um padrão de verificação forçada em que visivelmente a pessoa que tirou uma fotografia ou que está fazendo prova de presença está sob pressão de terceiros, fazendo isso involuntariamente. Há casos reportados em que a pessoa verificada está obviamente sob efeito de substâncias entorpecentes – o que significa que não está participando ativa e voluntariamente do processo. O relatório aponta que o número de casos de verificação forçada cresceu 305% globalmente entre 2022 e 2023.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.