Accenture: 5 entraves para a sustentabilidade, segundo os CEOs
Consultoria ouviu líderes durante o Fórum Econômico Mundial e descobriu conflitos entre sustentabilidade e crescimento das empresas
É possível conciliar sustentabilidade com o crescimento das empresas? Sim, mas não é fácil. Um estudo recente da Accenture descobriu que 58% dos CEOs acham que a sustentabilidade conflita com o crescimento das companhias (muito embora 98% acreditem que um dos seus papeis é tornar as empresas mais sustentáveis).
O estudo da Accenture – chamado Accelerating Sustainable Transformation: Breaking the Myth to Generate More Value – ouviu 140 líderes durante o Fórum Econômico Mundial. E embora revele que as lideranças reconhecem a necessidade de ter estratégias mais sustentáveis, também identificou aspectos que dificultam esse objetivo.
Leia também: Alta demanda por ESG no Brasil faz provedores de soluções crescerem
São principalmente cinco aspectos:
- Complexidade
- Custos
- Velocidade
- Confiabilidade
- Viabilidade
Para 70% dos executivos, os líderes globais estão corretos na busca por sustentabilidade. Já 67% acreditam que as regras tradicionais de tomada de decisão, como redução de custos e retornos trimestrais, ainda são essenciais.
Mesmo assim, muitas empresas estão adotando iniciativas de sustentabilidade: 63% dos CEOs estão lançando produtos e serviços sustentáveis; e 43% estão fazendo a transição para modelos de negócios circulares.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!