5 dicas para não errar na hora de contratar um seguro cibernético

Em meio a escalada das ciberameaças, empresas de todos os portes se voltam aos seguros cibernéticos para mitigar riscos

Author Photo
5:00 pm - 20 de julho de 2022

O Brasil é o quarto país no mundo que mais sofre ataques cibernéticos disseminados por e-mail, ficando atrás apenas dos EUA, Rússia e Japão, revelou pesquisa da Trend Micro. E a tendência é que o número de ataques só aumente. Como resposta, as empresas devem se preparar para investir em estratégias diferenciadas de cibersegurança. Segundo a pesquisa Global Digital Trust Insights 2022, essa será uma realidade para 83% das empresas brasileiras que preveem um aumento do investimento em segurança cibernética.

Esse cenário de ciberameaças passa a ser coberto também por empresas especializadas em seguros contra riscos cibernéticos. Um mercado aquecido. No primeiro trimestre deste ano, a corretora THB Brasil, afirma ter registrado um crescimento de 50% na contratação de seguros cibernéticos.

“Os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados com consequências cada vez maiores em perdas financeiras. As quantias exigidas em situações como o sequestro de dados, em alguns casos, são cifras milionárias que podem levar até ao fechamento da empresa. Por este motivo, as seguradoras estão muito cautelosas nas avaliações, buscando entender ao máximo cada empresa antes de assumir seus riscos cibernéticos”, explica Enzo Ferracini, VP de Specialty da THB Brasil.

Leia mais: Para 43% dos líderes de TI e de negócios, superfície de ataque está ‘fora de controle’

No entanto, há alguns pontos essenciais que devem ser levados em consideração na hora de contratar um seguro cibernético, sinaliza o especialista. Confira abaixo.

Identifique os riscos cibernéticos

Existem vários tipos de coberturas disponíveis e ao identificar as possíveis armadilhas específicas de acordo com seu modelo de negócio, você poderá encontrar o seguro que melhor atende às necessidades de sua empresa.

Consulte um especialista

Traduzir os riscos cibernéticos em um modelo financeiro é uma etapa fundamental para garantir uma cobertura adequada, considere buscar a orientação de um especialista para entender os riscos de acordo com o perfil do seu negócio.

Compreenda a cobertura da apólice

É importante entender como cada produto pode beneficiar sua empresa caso venha a ser responsabilizada por uma violação de dados.

Conheça o processo de sinistros

Compreender o processo de sinistros ao escolher o seguro de riscos cibernéticos é fundamental. Cada seguradora tem um cronograma pelo qual os fundos podem ser pagos e caso ocorra a violação de dados, é essencial você ter conhecimento com que rapidez terá o reembolso em mãos.

Tenha conhecimento de outras vantagens de seguro

Além do reembolso monetário, algumas seguradoras oferecem vantagens extras, como investigadores cibernéticos ou relações públicas para gestão de crise diante do vazamento de dados.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.