Para 43% dos líderes de TI e de negócios, superfície de ataque está ‘fora de controle’

Segundo estudo da Trend Micro, maioria dos entrevistados se mostra preocupado com vulnerabilidades contemporâneas

Author Photo
9:00 am - 20 de julho de 2022
Imagem: Shutterstock

Os desafios em relação à cibersegurança não parecem dar sinais de sossego aos líderes de tecnologia e de negócios. Pesquisa realizada pela Sapio Research, a pedido da Trend Micro, aponta que três quartos (73%) das empresas estão preocupadas com o crescimento da superfície de ataque. Mais de dois quintos (43%) acreditam, inclusive, que ela estaria “fora de controle”. Para 37% dos entrevistados, ela é ainda “confusa e está em constante evolução”.

“A modernização do setor de TI nos últimos dois anos foi uma resposta necessária à pandemia, mas em muitos casos ela expandiu involuntariamente a superfície de ataque digital, oferecendo aos cibercriminosos mais oportunidades de comprometimento dos ativos”, disse Bharat Mistry, diretor técnico da Trend Micro.

Leia mais: Líderes serão cada vez mais avaliados pela sua capacidade de gerenciar riscos cibernéticos, diz Gartner

A visibilidade é mais uma vez o principal entrave na hora de avaliar a exposição ao risco, alertou o estudo. Quase dois terços (62%) disseram que os pontos cegos prejudicam a segurança, com maiores dificuldades nos ambientes de nuvem.

Nas organizações globais, a percepção é que os desafios são multiplicados. Entre os entrevistados, 65% afirmaram que ser uma empresa internacional, com várias jurisdições, dificulta o gerenciamento da superfície de ataque. No entanto, um quarto (24%) ainda está mapeando seus sistemas manualmente e 29%, regionalmente, o que pode criar mais silos e lacunas de visibilidade.

Ainda segundo o levantamento, mais da metade (54%) das empresas acredita que seu método de avaliação da exposição ao risco não é suficientemente sofisticado, com apenas 45% dos entrevistados afirmando ter uma forma bem definida de avaliar a exposição ao risco.

A pesquisa ouviu, ao todo, 6.297 tomadores de decisão, entre líderes de TI e de negócios em 29 países.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.