5 dicas para empoderar talentos com fluxos de trabalho inteligentes

Melhor retenção de pessoas, aumento de produtividade e redução de lacunas estão entre as vantagens dos fluxos de trabalho inteligente

Author Photo
10:57 am - 11 de outubro de 2021

Com as mudanças e interrupções recentes que tivemos no mercado, as organizações precisam de uma força de trabalho com habilidades digitais e processos inovadores para responder às necessidades de evolução dos clientes e funcionários. As organizações que possuem equipes com capacidade de adaptação rápida, tanto em termos de estratégias como de competências, encontram-se bem posicionadas para se adequarem às tendências do mercado e às expectativas dos clientes.

Os líderes de negócios enfrentam uma tremenda oportunidade com fluxos de trabalho inteligentes para mudar a forma como operam – onde e como o trabalho é feito, com uma visão personalizada em tempo real, com base em dados próprios e de terceiros. Aproveitando esse modelo, as equipes aceleram e expandem as iniciativas digitais para transformar a maneira como criam valor. Fluxos de trabalho inteligentes combinam a experiência dos funcionários, tecnologias como Inteligência Artificial (IA), analytics, automação, blockchain e Internet das Coisas (IoT) e fontes de dados internas e externas para tornar os processos de uma organização mais ágeis, transparentes, eficientes e até preditivos.

De acordo com o relatório IBM Institute for Business Value (IBV), Intelligent Workflows for Talent Management, metade das empresas que usam intensamente a tecnologia digital já investiram em fluxos de trabalho inteligentes para a gestão de talentos. As companhias que adiarem esse processo provavelmente ficarão atrás dos concorrentes em termos de aquisição e retenção de clientes e funcionários.

As organizações normalmente veem os seguintes benefícios ao adotar fluxos de trabalho inteligentes para gestão de talentos:

Digital aumenta a produtividade das pessoas

82% dos entrevistados relataram que sua organização está se concentrando em alinhar sua estratégia de força de trabalho com as prioridades de negócios e redução de custos. A gestão de talentos garante que os funcionários adquiram as habilidades necessárias para realizar suas funções com mais eficácia, e as empresas enfrentam menos problemas e interrupções devido a más decisões de contratação. Para organizações que combinam gestão de talentos com fluxos de trabalho inteligentes, a produtividade aumenta ao longo dos processos de contratação e gestão de pessoas. Além disso, os funcionários que trabalham para companhias de forma proativa usando ambas as estratégias são mais produtivos em suas tarefas e projetos. 74% das empresas que usam estratégias de gestão de talentos e fluxos de trabalho inteligentes relataram aumentos de produtividade.

Melhor retenção de pessoas

Ao criar fluxos de trabalho inteligentes com uma abordagem centrada no ser humano, com o intuito de adotar práticas e mudanças de cultura para planejar e fornecer engajamento da força de trabalho, produtividade e resultados de negócios, as organizações percebem taxas de retenção ainda mais altas – 74% das empresas que fazem uso intenso de tecnologias digitais relatam um aumento significativo dos investimentos em talentos gestão e design centrado no ser humano. O uso combinado de sistemas e dados para evitar atritos e identificar funcionários para promoção melhora a eficácia desses esforços.

Capacitando uma força de trabalho em mudança

É essencial elevar o trabalho e as habilidades das pessoas e equipes. Das organizações pesquisadas, 85% relataram um ritmo maior de mudança para capacitar uma força de trabalho remota devido à interrupção. Com muitas empresas permanecendo em um trabalho remoto ou em um modelo híbrido no futuro próximo, os líderes devem incorporar as oportunidades de melhoria colhidas nos últimos meses e criar fluxos de trabalho inteligentes que apoiem essas novas formas de trabalho. O papel da liderança é fundamental. Os líderes bem-sucedidos compreenderão que é vital se envolver em aprendizado e crescimento contínuos e aproveitar análises preditivas para identificar novos talentos de liderança.

Identificar e reduzir lacunas de habilidades

As mudanças no mercado concentraram a gestão de talentos, principalmente nas necessidades de impacto imediato, como o alinhamento da estratégia e das habilidades da força de trabalho. Para muitas organizações, a identificação proativa dessas lacunas é cada vez mais o fundamento da gestão eficaz de talentos. As empresas citam como o maior benefício que essa gestão oferece a abordagem proativa para identificar potenciais lacunas de habilidades, sendo este um dos principais desafios. Ao usar dados e sistemas para criar fluxos de trabalho inteligentes, as organizações têm as ferramentas para identificar quais competências são necessárias hoje e no futuro. Fluxos de trabalho inteligentes permitem que o gerenciamento de talentos avalie as deficiências dessas habilidades na força de trabalho atual e crie um plano para adicionar novos membros à equipe ou ajudar os funcionários a aumentar seu conjunto de habilidades.

Melhores experiências pessoais

As organizações também estão priorizando a experiência dos funcionários, especialmente em termos de criação de uma estratégia de gestão de pessoas. As empresas que negligenciam as pessoas correm o risco de diminuir a retenção e a produtividade. Os funcionários que usam fluxos de trabalho inteligentes experimentam um conjunto consistente de processos em todas as partes de seu trabalho, incluindo recursos humanos e tarefas diárias de trabalho. Como os funcionários são capacitados e mais produtivos, as empresas costumam ver uma taxa de retenção mais alta. A satisfação dos clientes também aumenta à medida que funcionários engajados estão mais propensos a fornecer serviço e suporte de alta qualidade.

*Mário Hime é Executivo Líder de Business Transformation Services da IBM Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.