5 dicas para uma Black Friday com segurança

Golpes crescem durante o período, mas alguns cuidados ajudam a evitar perdas

Author Photo
11:18 am - 31 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

A Black Friday de 2023 promete ser um marco no varejo brasileiro e, segundo dados do Google, a busca pelo tema e ofertas já é 24% maior em comparação com o ano anterior. Por outro lado, segundo estudo de mercado da OLX e do AllowMe, no primeiro semestre de 2023 foram identificados 3.289 golpes aplicados em compras e vendas pela internet. O prejuízo estimado com os golpes aplicados no período, de acordo com o levantamento, foi de cerca de R$392 milhões.

Diante desse cenário, a importância de um sistema que consiga prevenir as “armadilhas”, como transações duvidosas e fraudes digitais, é fundamental. “Em eventos tão importantes quanto a Black Friday, situações adversas relacionadas à segurança dos lojistas podem acontecer”, afirma Marcelo Toniolo, Vice-presidente de Riscos, Compliance, Prevenção e Segurança da Cielo.

Leia mais: Black Friday 2023: 5 tipos de fraudes que aumentam nesta época do ano

Para ajudar o varejista, a Cielo preparou 5 dicas apara ajudar a impulsionar as vendas com tranquilidade durante a Black Friday:

Monitore o e-commerce

A criação de lojas virtuais falsas é uma das principais táticas dos golpistas, usando nomes de outros marketplaces para oferecer descontos inexistentes. Por isso, durante a data, é recomendável realizar monitoramentos constantes para ter certeza que o e-commerce não foi falsificado. Contar com um bom serviço de hospedagem para o site também é uma forma prevenir este tipo de caso.

Esteja atento aos perfis falsos nas plataformas digitais

As redes sociais se tornaram uma das principais ferramentas para comunicar descontos e promoções para o público, mas o canal também sofre com invasões de perfis e cópias de páginas sejam com o intuito de enganar os seguidores. Este golpe pode prejudicar tanto a parte financeira quanto a imagem do negócio. Por isso, a adoção de ferramentas de segurança, como verificação em duas etapas, senhas fortes são requisitos básicos de proteção. Mas caso aconteça algum incidente, os seguidores do perfil devem ser comunicados o mais rápido possível por meio dos perfis oficiais. Os mesmos procedimentos também valem para o Whatsapp, que pode ser clonado e usado para aplicar golpes.

Cuidado com a falsa devolução

Este tópico deve ser considerado especialmente para os lojistas que vendem em marketplaces e acontece quando uma compra online é realizada, o cliente cancela a compra e informa ao vendedor que desistiu do item ou que o produto está com defeito. Em alguns casos, quando link de rastreio da devolução do produto é enviado, o lojista providencia a devolução de forma ágil para garantir a satisfação do cliente. Porém, ao receber a encomenda, o produto devolvido pode ter sido substituído por itens sem valor ou qualquer outro que não corresponde ao que havia sido vendido. Por isso, é importante estabelecer uma política de logística reversa criteriosa, oferecendo segurança para seu negócio e para o consumidor final.

Priorize Pix pela maquininha

Como forma de oferecer comodidade ao cliente, o estabelecimento pode contar com a chave Pix para transferências, o que abre uma porta para o “golpe do Pix agendado”, em que a pessoa agenda o Pix para uma data mais a frente, gerando até mesmo um comprovante de pagamento, mas que pode ser cancelado logo em seguida. A maquininha de cartão consegue prevenir que isso aconteça e oferece mais agilidade e segurança para a transação.

Fique de olho na sua maquininha

Ponto de atenção especialmente para lojas físicas, ele acontece quando o golpista substitui a maquininha de cartão original por outro equipamento idêntico, fazendo com que todo o valor de vendas seja desviado para a conta do fraudador. Para evitar este prejuízo, é necessário garantir que toda a equipe fique atenta e próxima da maquininha de cartão, ajudando a evitar prejuízos.

Dica bônus: aposte em treinamento de equipes

Colaboradores precisam ser instruídos e saber como agir e reagir em momentos de alerta. Para isso, treinamentos e conteúdos educacionais acessíveis para o time de atendimento também devem fazer parte da agenda da companhia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.