4 tendências da transformação digital que facilitam os negócios
Desde a implementação de low code à automação inteligente, tecnologias prometem aliviar equipes e aumentar ganhos
Cada vez mais as empresas brasileiras estão digitalizando os seus processos em busca não só de tendências da transformação digital, mas de maior eficiência, inovação e rentabilidade. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam que 70% das empresas brasileiras já utilizam ferramentas digitais em seu processo produtivo. As micro, pequenas e médias empresas também buscam avançar a adoção de tecnologias. Segundo a pesquisa Transformação Digital para MPMEs, da Microsoft, apenas 28% dessas empresas têm isso como prática recorrente, mas a maioria (72%) pretende investir em tecnologia nos próximos meses.
Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, empresa da Keyrus, reforça que a aplicação da transformação digital pode trazer vantagens competitivas para as marcas, que vão desde a análise de dados até a identificação precoce de problemas. No entanto, ele reconhece que muitas empresas podem se deparar com dificuldades para implementá-la.
“Algumas empresas não sabem muito bem por onde começar o processo de digitalização, elencando uma ou mais prioridades. Apesar do rápido avanço da tecnologia, há também um legado mais tradicional sobre como lidar com os processos, o que cria essa espécie de “trava” nas companhias. A dificuldade de entendimento sobre como mensurar os resultados dos processos digitais também é outro obstáculo”, destaca o executivo.
As transformações digitais demandam adaptações por parte das empresas, pois requerem a modernização de processos, estratégias e soluções. “O processo de digitalização, na prática, tende a alterar a forma de operação das empresas, e esse também é um ponto desafiador. Mas não há o que temer. A transformação pode ser feita aos poucos, passo a passo, conforme a necessidade de cada empresa, conforme o tipo de serviço ou produto que oferece”, explica Guimarães.
Pensando nas oportunidades da digitalização, o executivo destaca tendências da transformação digital que vêm para facilitar os processos e tornar a experiência digital mais assertiva para as empresas – e consequentemente, para os consumidores.
Low Code e No Code
O Low-Code é uma abordagem de desenvolvimento de software que permite a criação de aplicativos e sistemas com pouca codificação ou linguagem de programação específica. Dessa forma, não é necessário ter conhecimentos técnicos avançados para desenvolver projetos. O No-Code funciona de forma parecida, só que sem a necessidade de conhecimento técnico prévio. Isso porque utiliza interfaces pré definidas. Ou seja: trazem agilidade na criação de projetos digitais, autonomia, redução de custo e requerem poucos recursos. Ambos já são utilizados por grandes empresas em todo o mundo.
Plataformas de dados
Uma plataforma de dados sólida é um componente essencial para permitir uma cultura orientada por dados em uma empresa. Caso os dados estejam espalhados por diversas fontes, é praticamente impossível aproveitá-los para tirar conclusões valiosas e analisar cenários para tomadas de decisões. As plataformas de dados modernas são flexíveis e escaláveis, permitindo que as empresas absorvam, armazenem, processem e analisem dados de maneira econômica e otimizada.
Inteligência Artificial
Um dos temas mais falados do momento, a inteligência artificial traz muitas possibilidades. A IA é uma tecnologia que permite que computadores aprendam e tomem decisões com base em dados, favorecendo que as empresas tomem decisões rápidas sobre as oportunidades de maior prioridade, melhorando a eficiência e automatizando processos ao longo do caminho.
Automação inteligente
A automação inteligente é um dos carros-chefe da transformação digital, por conta do potencial de otimização de processos que traz para as companhias. Automatizar tarefas e processos permite, por exemplo, que os colaboradores possam se concentrar em tarefas específicas e no trabalho de maior valor. Com as novas tecnologias de automação, as tarefas manuais podem ser automatizadas mais rapidamente do que nunca, aumentando a produtividade, melhorando a precisão e reduzindo consideravelmente o tempo e o custo.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!