4 formas de a qualificação e a requalificação preencherem cargos difíceis de contratar

Está tendo dificuldade em encontrar as pessoas certas para contratar com as habilidades certas, com o salário certo, na hora certa?

Author Photo
10:20 am - 24 de janeiro de 2023

Os funcionários que você precisa podem já estar em sua equipe, mas fora de vista. Procurar funcionários existentes com habilidades transferíveis, habilidades ocultas, capacidade de aprendizado técnico e conhecimento oculto pode colocar esses funcionários em potencial em foco.

Habilidades transferíveis

Estas são compostas de conhecimento, experiência e habilidades que facilitam o aprendizado de novas habilidades. Dentro da TI, isso pode significar encontrar funcionários para fazer programação, teste, segurança cibernética, operações, gerenciamento de projetos ou outras tarefas semelhantes. Por exemplo, ao tentar preencher suas posições de segurança cibernética, há vários lugares onde você pode procurar, dependendo da função específica que está tentando preencher:

  • Uma função para aumentar a conscientização sobre segurança dentro da organização pode ser de uma pessoa do RH especializada em cultura organizacional ou uma pessoa de marketing especializada em redigir materiais de marketing. Ambas as profissões entendem como mover o pensamento de uma pessoa em uma direção específica.
  • Uma função para monitorar as ameaças de segurança recebidas ou a detecção de invasões pode ser uma pessoa da equipe de operações de TI atualmente executando e monitorando execuções de produção em lote diárias e noturnas padrão. A equipe de operações de TI tem a capacidade de executar tarefas de monitoramento contínuo e entender a infraestrutura e os processos de TI da organização.
  • Uma função para separar a conectividade confiável do servidor pode ser um arquiteto corporativo existente ou um administrador de sistema Linux/Windows. Ambos têm uma compreensão de seus sistemas internos e o conhecimento técnico para reconfigurar, adequadamente, como seus servidores e outros dispositivos estarão conectados tecnicamente.

Habilidades ocultas

Simplificando, esses são conjuntos de habilidades existentes em sua equipe que não estão sendo usadas em suas funções de trabalho atuais. Por exemplo, pode haver alguém trabalhando no departamento de contabilidade que tenha um diploma universitário em matemática aplicada. Essa pessoa pode ser uma candidata interna ideal para uma posição em análise preditiva, análise de big data ou até funções relacionadas ao machine learning. Além disso, pode haver um analista de negócios que trabalhou como vendedor no início de sua carreira. Essa pessoa pode ser um candidato ideal para implementar um novo sistema de CRM baseado em nuvem, como o Salesforce.

Aprendizagem técnica

Esta é a capacidade de uma pessoa aprender uma nova habilidade com base em seu conhecimento prévio e/ou aptidão intelectual bruta. Como um exemplo fora da TI, a pesquisa mostrou que é mais fácil para uma pessoa que fala dois idiomas aprender um novo idioma do que uma pessoa que fala apenas um idioma aprender um segundo idioma. Em um contexto de TI, a lógica ditaria que as pessoas que já conhecem uma ou mais linguagens de programação poderiam aprender uma nova mais facilmente do que uma pessoa que nunca programou. Do ponto de vista da aptidão intelectual, muitas pessoas, devido a circunstâncias pessoais, não tiveram a oportunidade de estudar assuntos relacionados à informática, mas têm alta aptidão para lógica, quebra-cabeças, resolução de problemas e outros tópicos relacionados; portanto, se tiverem a chance, eles poderiam ser grandes profissionais técnicos.

Conhecimento oculto

Assim como as habilidades ocultas, o conhecimento oculto não está oculto porque as pessoas querem mantê-lo em segredo. É porque não surge na conversa; não é relevante para sua função de trabalho atual. O conhecimento oculto pode vir de experiências de trabalho anteriores, hobbies pessoais, educação formal, certificações profissionais relacionadas a seus futuros objetivos profissionais e até mesmo experiências de vida. Por exemplo, se você precisar de um gerente de projeto adicional ou um scrum master, pode haver alguém em sua equipe com uma certificação PMP ou Agile relacionada a um trabalho anterior e gostaria de retornar a uma função de liderança de projeto. Como alternativa, você pode ter um membro da equipe que deseja migrar para a segurança cibernética e acabou de receber um CISSP, CISA ou outra certificação relacionada à segurança.

Como líder de TI, o uso dessas técnicas para preencher posições de TI abertas tem muitas vantagens, incluindo:

  • Custos reduzidos de preenchimento de posições abertas em um mercado de recrutamento difícil.
  • Maior probabilidade de o funcionário se encaixar na cultura da sua organização porque ele já trabalha lá.
  • Aumento da lealdade à empresa e redução do atrito, porque os funcionários sentem que a organização valoriza a pessoa como um todo e seu conjunto completo de habilidades, não apenas as habilidades usadas atualmente.
  • Maior capacidade de contratação porque a empresa ganhará uma reputação de crescimento de carreira centrado no funcionário.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.