4 filmes que inspiraram CEOs e CIOs em 2023
Confira as dicas de obras de executivos da Leega, BRLink, Black & Decker e Yamaha
Os filmes, ainda que em momentos de diversão ou descanso, inspiram e dão lições de vidas para todos. Entre os executivos de tecnologia, não seria diferente. Confira quais são as obras que inspiram quatro deles:
Newton Ide, CEO da Leega
O filme que me inspirou foi “King Richard: Criando Campeãs”, a biografia do pai das tenistas Serena e Venus Williams. A história mostra as dificuldades que as atletas passaram até atingirem o alto nível do esporte e serem reconhecidas mundialmente. Mesmo sem dinheiro e estrutura adequada, um pai insistente fez com que as filhas tivessem a disciplina necessária para progredir. Além disso, foi interessante observar como ele identificou os talentos das filhas para o esporte, as treinou com comprometimento e resiliência, enfrentou a tudo e a todos para que as tenistas ocupassem seus lugares. E soube trabalhar os talentos delas individualmente, identificando o maior potencial da filha mais nova.
Como líder, o filme me inspirou a identificar esses talentos e investir no desenvolvimento dos potenciais individuais buscando a excelência para cada indivíduo.
Rafael Marangoni, CEO da BRLink
Oppenheimer foi o filme que me inspirou, pois traz diversas reflexões interessantes, como, por exemplo o quanto somos movidos pelo nosso ego. Isso acaba impulsionando muitas decisões do filme, inclusive boa parte da decisão de criação da bomba atômica; mas também o conflito entre Oppie e o Strauss, que é uma parte importante da narrativa do filme.
Simone Okudi, CIO da Black & Decker
Muitos filmes já me inspiraram, mas quando me perguntam isso em um ambiente corporativo, não posso deixar de mencionar “Estrelas Além do Tempo”. No auge da corrida espacial, durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas afro-americanas da NASA mudou nossa história. Elas não só contribuíram para o lançamento espacial, mas também nos mostraram os desafios enfrentados por mulheres nas áreas de STEM, que, apesar de significativos hoje, foram muito maiores no passado. Isso me inspira e me confere um senso de responsabilidade enorme sobre o que estou fazendo hoje para melhorar o mundo para as futuras CIOs, Engenheiras, Matemáticas, Cientistas e qualquer outra profissional enfrentando barreiras culturais para seu sucesso.
Fernando Rostock, gerente executivo de TI da Yamaha
O filme que me inspirou foi “Air: A História Por Trás do Logo”, pela pauta de empreendedorismo. É uma obra muito bacana, porque faz você perceber que, às vezes, é uma questão de pensar diferente, de desafiar o status quo. São muitas coisas que falamos hoje e que já estava na cabeça do fundador da Nike há pelo menos 30 anos.
Na obra, você vê nas salas de reuniões, nos ambientes um pouco do que é a cultura da Nike e o que é a cultura da empresa que é derivada dos valores que foram colocadas pelo fundador.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!