4 dicas para CIOs reterem os melhores profissionais de tecnologia

É preciso alinhar expectativas e oferecer oportunidades de crescimento e apoio, lembra Andela

Author Photo
9:03 am - 25 de abril de 2022

A disputa por talentos em tecnologia não dá sinais de desaceleração. Segundo a Brasscom, 46 mil profissionais de tecnologia são treinados a cada ano no Brasil, enquanto 70 mil são necessários para preencher as vagas disponíveis. A tendência é que o número de vagas aumente acompanhando a transformação digital das indústrias.

Em um cenário acirrado por talentos, como atraí-los e retê-los, então? Com base na experiência global adquirida na construção de times remotos de profissionais de TI, a Andela lista práticas a serem consideradas durante a procura pelos melhores profissionais.

Leia mais: Mais de 70% dos profissionais de TI querem mudar de emprego, alerta Gartner 

“O mercado no Brasil está em alta, mas as organizações ainda enfrentam dificuldades para encontrar profissionais adequados para as suas ofertas de emprego”, destaca Alvaro Oliveira, EVP & GM Talent Solutions da Andela.

“A contratação de funções técnicas não é simples, há muitos fatores a serem considerados para garantir que a empresa encontre a opção certa para sua equipe. Um bom começo é entender o que os profissionais estão procurando e certificar-se de que a oportunidade de trabalho oferece o suficiente para atrair os melhores especialistas”, indica o executivo.

A seguir, confira a lista.

Profissionais buscam oportunidades desafiadoras

Esse processo funciona como aprendizado e se torna um incentivo para quem deseja aprimorar suas habilidades. Resolver grandes problemas não se torna apenas uma vitória diária na vida do profissional, mas possibilita ser visto por empresas que querem pessoas preparadas para enfrentar desafios complexos. Por isso, poucos especialistas aceitam contratos de curto prazo, pois já entendem que não serão testados em todo o seu potencial. Pessoas de alto desempenho querem compromissos de longo prazo para estabilidade financeira e a oportunidade de concluir grandes projetos.

Querem se sentir parte da equipe

Os melhores profissionais de tecnologia querem se sentir parte da equipe. Portanto, atribuir vários projetos a um único profissional, comprometendo seu sentimento de pertencimento, além de afetar seu desempenho no trabalho, pode desmotivá-lo. Assim, uma boa opção é incluir os profissionais contratados nas reuniões e atividades semanais da equipe.

Querem oportunidades de desenvolvimento profissional

Os melhores profissionais estão empenhados em aperfeiçoar seu ofício. Adquirir novas habilidades e conhecimento são prioridades para esses talentos. Oferecer aos especialistas de tecnologia contratados a chance de trabalhar em projetos inovadores e resolver grandes problemas são ótimos atrativos para esses profissionais.

Buscam um ambiente que ofereça apoio

Oportunidades desafiadoras, compromissos de longo prazo, sentir-se parte da equipe e desenvolvimento profissional. Esses critérios criam um ambiente que ajuda o funcionário a se sentir valorizado. Isso significa que os melhores profissionais de tecnologia dificilmente trabalharão para empresas que buscam terceirização básica e de baixo custo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.