3 usos de IA que estão mudando o setor de publicidade

De hiperpersonalização, automatização dos processos e assertividade nas campanhas, confira três cases de uso da IA no setor de publicidade

Author Photo
3:24 pm - 29 de junho de 2024
Da direita para a esquerda: Samir Ramos (smarters), Alessandro Gil (Wake) e Paulo Tenório (Trakto). Imagens: divulgação

A inteligência artificial (IA) tem provocado mudanças significativas no setor de publicidade, oferecendo novas possibilidades para segmentação, criação e análise de campanhas.  

De acordo com o estudo “Estado da IA nas empresas, 3ª Edição“, da Deloitte, 26% dos entrevistados e 45% dos adotantes de IA afirmam que a tecnologia lhes permitiu obter uma vantagem competitiva considerável. Este dado destaca o impacto crescente da Inteligência Artificial no setor.  

Leia também: Cultura de exclusão impacta produtividade da comunidade LGBTQIAP+

Aqui estão três formas pelas quais a IA está transformando a publicidade: 

  1. Hiperpersonalização 

A IA está levando a personalização de anúncios a um novo nível, permitindo que as marcas criem campanhas sob medida para cada consumidor. A smarters, uma startup brasileira de inteligência em marketing conversacional, exemplifica essa tendência. Especializada em desenvolver chatbots para plataformas como WhatsApp, Messenger e Instagram, a smarters usa sua própria tecnologia de IA para criar experiências hiperpersonalizadas. 

Samir Ramos, Co-CEO da smarters, destaca: “Nosso objetivo é alinhar as melhores soluções e tecnologias para entregar resultados excepcionais para nossos clientes. Nossa plataforma de processamento de linguagem natural em português é um exemplo do nosso compromisso com a inovação”. Segundo ele, essa tecnologia não só aprimora os agentes conversacionais, mas também mede e atribui campanhas em várias plataformas, gerando altos níveis de engajamento, desempenho e conversão. 

Como resultado disso, a empresa experimentou um crescimento notável, aumentando sua receita bruta em 50% em 2023 e projetando dobrar esse valor em 2024. Com um portfólio de 146 marcas e projetos em 28 países, a empresa está focada em expandir seu alcance, especialmente no México, onde oferece soluções conversacionais para todas as etapas da jornada do consumidor. 

  1. Automatização das etapas da campanha

Quando se trata de marketing de influência, a inteligência artificial (IA) também está revolucionando os processos. Atualmente, o uso de redes sociais para a promoção de produtos é algo necessário, o que leva a empresa a contratar centenas de influenciadores para promover um produto.  

Eles criam conteúdo conforme solicitado, que passa por um rigoroso processo de aprovação. Após serem postadas nas redes sociais, as interações geradas precisam ser analisadas para avaliar a conversão e, consequentemente, o sucesso da campanha. Tradicionalmente, esse processo é longo e detalhado, realizado manualmente em várias etapas. 

A Wake, uma subsidiária da Locaweb, oferece uma solução com o uso de IA para facilitar a vida dos profissionais de marketing. 

A IA da Wake atua no gerenciamento de dados e compreensão do comportamento dos consumidores para segmentá-los em diferentes perfis. Em casos mais avançados, como na Squid, divisão especializada em marketing de rede, a IA ajuda na seleção do promotor ideal para uma campanha e na análise e aprovação de conteúdo. 

“A IA já existe há um bom tempo e é amplamente discutida na bolha de tecnologia, mas agora está se tornando conhecida para o usuário final. Nós trabalhamos há anos com clientes corporativos e entendemos a demanda por automação, rapidez e assertividade. Por isso a IA nos ajuda a determinar o melhor canal, momento e assunto para nossos clientes”, destaca Alessandro Gil, vice-presidente da Wake. 

A IA da Wake analisa postagens, comentários e reações para traçar o perfil de influenciadores adequados para diferentes mercados e setores. Com esses dados, fica mais fácil criar uma lista de personalidades com maior potencial de gerar vendas e impacto para a marca.  

  1. Escalabilidade na geração de campanhas

Além de auxiliar com a personalização, assertividade e automatização de processos, a Inteligência Artificial também está facilitando a criação de peças publicitárias de forma mais rápida e eficiente.  

Plataformas como a Trakto Studio, em parceria com o Google, utilizam IA para gerar anúncios automaticamente, escalando o processo criativo e permitindo que anunciantes invistam mais tempo no desenvolvimento da estratégia da campanha. 

Gustavo Souza, diretor-geral de produtos de publicidade e soluções para clientes do Google Brasil, destaca que “as empresas brasileiras estão entre as que avançam mais rápido no uso de IA em campanhas de marketing em todo o mundo. Com a parceria com a Trakto, estamos oferecendo aos nossos clientes a capacidade de escalar a produção de peças publicitárias de forma ágil e versátil, maximizando resultados de negócio com a ajuda da IA generativa”. A nova plataforma permite a criação de anúncios personalizados em segundos, integrando-os diretamente ao Google Ads e ao Google Merchant Center, aprimorando campanhas como a Performance Max. 

Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto, conclui: “Essa parceria com o Google, que é referência em tecnologia, é fundamental para que possamos continuar transformando a maneira como empresas e empreendedores criam campanhas de marketing de forma inovadora”. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Pamela Sousa

Redatora no IT Forum, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Com 2 anos de experiência em produção de conteúdo, concentra-se na elaboração de reportagens e artigos jornalísticos.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.