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3 tendências para CIOs que irão impactar o futuro do trabalho

A adoção do trabalho remoto impulsionada pela pandemia de Covid-19 fez com que as empresas precisassem se adaptar a novas estratégias inerentes à rotina de trabalho. Após a adaptação, as empresas passaram a identificar o valor de negócio neste modelo de trabalho, levando-as a manter as tecnologias absorvidas nesse processo para o futuro das organizações. De acordo com o Gartner, três tendências que impactam esse futuro do trabalho precisam ser priorizadas pelos CIOs: automação do trabalho de rotina com inteligência artificial (IA), destreza digital e trabalho híbrido com força de trabalho distribuída.

“Em 2020, organizações em todo o mundo experimentaram um aumento repentino de trabalhadores remotos. Durante essa mudança, a automação da força de trabalho, a destreza digital e o trabalho híbrido proporcionaram um valor de negócios significativo, crescimento da receita e ajudaram as organizações a manter a continuidade dos negócios ”, disse Rashmi Choudhary, Principal Analista de Pesquisa do Gartner. “Daqui para frente, a dependência da tecnologia para promover a colaboração e um senso de pertencimento para que os trabalhadores remotos permaneçam conectados e engajados no ‘novo normal’ será mais importante do que nunca”.

O Gartner recomenda que os CIOs e líderes de TI se concentrem em três tendências do futuro do trabalho para garantir que suas organizações estejam bem posicionadas ao sair da pandemia.

IA predomina na automação do trabalho de rotina

A IA já está automatizando grandes partes do trabalho de rotina para direcionar o foco do funcionário para o trabalho não rotineiro de maior valor. Espera-se que as tecnologias de IA e automação de processos robóticos (RPA) na empresa sejam aceleradas e tenham o potencial de automatizar grandes áreas de trabalho de rotina quando as tarefas são rápidas, conhecidas e repetíveis. O Gartner prevê que a receita global de software RPA aumentará 19,5% em 2021 e continuará a crescer a taxas de dois dígitos até 2024.

A IA fará incursões em muitos aspectos de tarefas não rotineiras e cognitivas realizadas por trabalhadores do conhecimento. Poucos trabalhos serão substituídos por IA, mas quase todos os trabalhos passarão por alguma automação ou aumento. As organizações que adotam uma combinação de humanos e máquinas complementando as capacidades umas das outras, permitirão que seus funcionários realizem seus trabalhos de maneira mais eficaz do que especialistas humanos ou máquinas habilitadas para IA trabalhando sozinhos.

A destreza digital se tornará crítica

As organizações podem construir uma vantagem competitiva, permitindo a destreza digital da força de trabalho da próxima geração. À medida que as organizações aceleram suas iniciativas de transformação digital, uma forte força de trabalho digitalmente hábil se tornará crítica.

Os CIOs e líderes de TI devem se concentrar na expansão do estatuto de TI e trabalhar em estreita colaboração com os líderes de RH para ajudar os funcionários a adotar rapidamente novas tecnologias e investir em algoritmos e programas de treinamento bem estruturados que identificam as habilidades e competências dos funcionários para melhorar a destreza digital.

“As habilidades são descritas como a nova moeda para o talento. Eles são um elemento fundamental para o gerenciamento da força de trabalho em qualquer setor. A detecção e avaliação de habilidades aprimoradas e automatizadas permitem uma agilidade organizacional significativamente maior”, disse a Choudhary.

Trabalho híbrido com força de trabalho distribuída

De acordo com a pesquisa do Gartner, 48% dos funcionários provavelmente trabalharão remotamente após a pandemia, em comparação com 30% em um mundo pré-pandêmico. “A pandemia de Covid-19 acelerou essa tendência, forçando muitas organizações a transferir uma grande proporção, senão toda, de sua força de trabalho para o trabalho remoto. Após a Covid-19, muitos funcionários desejarão trabalhar remotamente mais do que antes da pandemia”, disse Choudhary.

As organizações irão expandir sua população de trabalhadores híbridos para permitir mais flexibilidade no gerenciamento da força de trabalho, tanto para economia de custos quanto para lidar com ausências temporárias devido a doenças ou assistência médica. Há um interesse renovado entre as organizações de TI e RH em plataformas de trabalho remoto de última geração, o que melhora o tempo e a presença; agendamento; gerenciamento de ausências; e gerenciamento de tarefas para trabalhadores híbridos.

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