3 estratégias de sucesso para a nuvem
Utilização e investimentos na tecnologia de nuvem vão além de armazenamento e redução de custos, segundo estudo da Infosys
Empresas globais estão olhando para a nuvem e suas possibilidades como um caminho para a transformação e o crescimento de seus negócios, mais do que uma via para redução de custos. A conclusão é de uma nova pesquisa realizada pela Infosys com mais de 2.500 entrevistados de empresas dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia e países nórdicos.
De acordo com o “Cloud Radar 2023”, houve uma mudança significativa na utilização da nuvem, que vai além do armazenamento e da redução de custos, para ser utilizada para obter acesso a novas tecnologias e recursos, permitindo novos fluxos de receita, substituindo ou atualizando os sistemas atuais.
O estudo observou que os gastos com nuvem continuam altos, com 67% das empresas tendo aumentado os seus gastos com a tecnologia e com 80% pretendendo aumentá-los no próximo ano. Entretanto, a Infosys sugere que esses investimentos não estão sendo aproveitados em sua extensão, já que menos da metade dos gastos comprometidos com nuvem está sendo realmente utilizada. De acordo com o levantamento, mais de US$ 300 bilhões em contratos corporativos com a nuvem permanecem inexplorados.
“Embora isso não indique um problema de curto prazo, as empresas que não cumprirem seus contratos de nuvem poderão enfrentar custos mais altos à medida que os provedores de nuvem renegociarem os contratos”, recomenda o estudo.
Desafios: custos e complexidade
Apesar de sua popularidade e potencial para a transformação dos negócios, a nuvem também traz consigo seus percalços. O estudo revela que cerca de 50% das empresas ouvidas têm dificuldades para gerenciar seus custos de nuvem e que a complexidade é crescente. Quase dois terços dos entrevistados (65%) usam três ou quatro fornecedores de nuvem, um aumento de 75% em relação à fração que usava três ou quatro fornecedores em 2021. Nos últimos dois anos, a proporção de empresas que usam um único provedor de nuvem diminuiu de 21% em 2021 para 7% em 2023.
A pesquisa também identificou outro dado preocupante para as empresas: elas se sentem incapazes de controlar as implementações de nuvem, com 43% delas relatando ter políticas pouco claras com relação ao departamento ou chefe de função autorizado a implementar recursos de nuvem. A Infosys ainda observa que as decisões sobre a nuvem serem isoladas. Para quase metade (45%), apenas o departamento de TI ou os líderes de negócios decidem sozinhos qual tecnologia de nuvem implementar ou como gerenciar a conformidade com a nuvem.
3 estratégias de sucesso para a nuvem
O estudo oferece três estratégias que podem aumentar as chances de sucesso para a implementação ou migração para a nuvem. São elas:
Monitoramento e previsão principais
O estabelecimento de grades de proteção para governança e custos é fundamental à medida que a complexidade da nuvem aumenta com a adição de tecnologias como IA generativa, IoT etc;
Incorporar o caso de negócios à nuvem
Criar um relacionamento transparente, ágil e colaborativo entre a TI e os negócios ajuda a impulsionar a responsabilidade e melhora o RoI;
Adotar um modelo operacional de nuvem centrado no valor
Um modelo operacional atualizado permitirá que as equipes rastreiem o fluxo de valor, criem alinhamento e incentivem o envolvimento em torno de metas mensuráveis.
“Como a nuvem continua evoluindo, é imperativo que as organizações a integrem como um facilitador estratégico para seu crescimento e transformação. O aproveitamento de vários provedores de nuvem permite que as organizações otimizem recursos, melhorem a resiliência e acessem recursos especializados, o que leva a uma maior eficiência e a um crescimento acelerado”, comentou Anant Adya, EVP da Infosys Cobalt.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!