3 CIOs contam como é ser mãe em tech

Executivas comemoram as delícias e os desafios da maternidade em um alto cargo

Author Photo
5:32 pm - 12 de maio de 2023
Claudia Marquesani, Vanusia Bezerra e Adriana Valério. Fotos: Divulgação

Ser mãe é ter o maior amor do mundo, mas também um dos maiores desafios na vida de uma mulher. Em uma vida corporativa intensa, esse pode ser um universo ainda mais difícil.

Para dividir suas experiências, CIOs, integrantes do grupo MCIO, que fomenta mulheres em tecnologia, contam um pouco das dores e delícias de ser uma mãe em tecnologia:

Claudia Marquesani, CIO da Petz

“Dizem que nasce uma mãe, nasce uma culpa, porque a gente quer ser 100% profissional, 100% mãe e eu costumo dizer que a gente tem que escolher nossas prioridades. Tem a bola de borracha que você pode deixar ali quicando e as bolas de vidro.

São os compromissos com nossos filhos, que é estar presente na vida deles, que é cuidar da educação e, nisso eu tenho certeza de que todas nós dentro do amor que nós temos no coração por eles estamos dando nosso melhor, estamos fazendo tudo aquilo que é possível e vamos criar ai uma sociedade e um mundo melhor pra todos.”

Leia o especial Dia das Mães do IT Forum

Vanusia Bezerra, IT executive e conselheira MCIO

“Escolher ter um filho é uma grande decisão, talvez uma das mais importantes da minha vida, e nem é sempre fácil tomá-la. Há mulheres que se realizam sendo mães e outras que simplesmente não desejam viver a maternidade, e está tudo bem.

Eu sou mãe de gêmeas. Sou muito feliz por isso. Sou mãe de Amanda e Vanessa que, hoje, estão com 27 anos. O trabalho de ser mãe e a carreira profissional têm que seguir juntos de forma harmônica, onde a importância das tarefas seja equilibrada e a realização profissional seja tão gratificante quanto ser mãe.

Ser mãe é exercitar a energia de amar, guiar, cuidar, acompanhar e proteger com devoção nossos filhos. Temos também que ter uma rede de apoio. Porque quando nasce um filho, também nasce uma mãe. Então nós devemos ter cuidado também com a mãe, e não só com o filho.”

Adriana Valério, diretora de TI da Dow América Latina

“Desde o momento em que meu filho chegou, eu adotei quando ele tinha dois anos de idade, há oito anos, já era diretora e foi realmente um desafio bastante engrandecedor, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal. Me ajudou muito a saber priorizar, a melhorar a minha priorização e tarefas no ambiente de trabalho e a priorizar o que mais importa na minha vida, que é o meu filho.

Então eu acho que é um aprendizado para todas que já são mães, ou pretendem ser. Então quero desejar a todas executivas, tanto da área de tecnologia quanto de outras áreas um Feliz Dia das Mães e eu tenho certeza que todas realmente se desenvolveram muito mais com essa nova competência, nesse novo cargo de ser mãe.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.