Categories: Notícias

2025: dispositivos serão acionados com o poder da mente

Em 2025, a mente humana será a principal ferramenta utilizada no controle de dispositivos do dia a dia, de acordo com uma pesquisa global desenvolvida pela IEEE. O levantamento também aponta os carros autônomos como meio de transporte favorito do futuro.

Entre os entrevistados, 35% escolheram o controle da mente como ferramenta preferida para abrir a porta da residência – as opções englobavam biometria, scanner de retina, celulares, sensores de movimento e controle manual.

A mente também foi escolhida como ferramenta favorita para controlar utensílios de cozinha (35%), iluminação na casa (33%) e dispositivos móveis e celulares (24%). Ainda com relação à iluminação, apenas 8% dos entrevistados escolheram que gostariam de controlar as luzes manualmente.

A pesquisa também aponta que, com a crescente demanda por dispositivos controlados pela mente, as casas inteligentes do futuro muito provavelmente também adotarão essa tendência e serão programadas para ler comandos de ondas cerebrais.

A pesquisa foi realizada com 3 mil participantes do Mobile World Congress e membros de comunidades sociais do IEEE entre 2 e 6 de março de 2015.
“À medida que a tecnologia evolui ela se torna cada vez mais integrada às nossas vidas e sua presença física diminui”, afirma o membro do IEEE Diogo Mónica, líder de segurança da Docker. “A tecnologia de consumo está avançando para além das restrições impostas pelos dispositivos móveis e chegando a aparelhos vestíveis. O próximo passo nessa evolução será a capacidade de controlar a tecnologia sem uso das mãos, somente com o poder do cérebro. Como um número crescente de dispositivos conectados produzem fluxos contínuos de dados, medidas de segurança terão de ser adotadas de modo a dar conta de proteger informações pessoais e corporativas enquanto elas viajam via da rede IoT”, conclui.
Brasil
A pesquisa apontou que as respostas dos entrevistados brasileiros destoaram em comparação com os resultados globais. Dentre os respondentes, o controle da mente só teve preferência no quesito utensílios de cozinha.

Ainda assim, o uso da mente foi frequentemente mencionado em aspectos como a operação da porta de casa (27%), as luzes das residências (23%), e vídeogames (42%), mas não liderou na maioria das perguntas, como foi o caso dos Estados Unidos.

“Esta diferença provavelmente se atribui ao fato de que no Brasil, a ideia de controle mental ainda é considerada longe de ser uma realidade, diferente dos Estados Unidos é visto como algo um pouco mais comum”, afirmou Raul Colcher, membro sênior do IEEE e CEO da Questera Consulting S.A.
Diferentemente de outras regiões, até 30% dos brasileiros acreditam que o scanner de retina deve ser a tecnologia mais utilizada para abrir a porta de casa em 2025. Quanto ao futuro dos veículos, 77% acredita que os carros autônomos devem ser a principal opção para fazer viagens longas.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

3 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

3 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

3 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

3 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

3 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

3 dias ago