Notícias

2021 – o ano em que a Apple se tornou um grande player em tecnologia empresarial

Este artigo foi publicado originalmente em 13 de dezembro de 2021

Pode não ser óbvio agora, mas 2021 é, sem dúvida, o ano em que a Apple realmente entrou no mercado corporativo. Nos próximos anos, compreenderemos as consequências dessa chegada, que foi amplamente ofuscada pelo enfoque de todos na pandemia.

Aumento da participação de mercado

Além do pânico, o primeiro impacto da pandemia quando chegou em 2020 foi fazer com que todos aqueles que podiam trabalhar de casa o fizessem. Sim, isso também revelou as grandes desigualdades que deixaram muitos em funções nas quais corriam o risco de exposição à Covid-19, porque não podiam ficar remotos. Mas vimos uma migração em massa para dispositivos móveis e uma adoção acelerada de Macs em toda em empresas, impulsionada, em parte, pela escolha dos funcionários.

“Em abril de 2020, 70% do dos funcionários relataram que trabalhavam em casa”, disse Adam Pettit, fundador e CEO da Kandji.

O uso de laptops Mac em em empresas aumentou 63%, com mais da metade (53%) dos tomadores de decisão de TI entrevistados dizendo que as solicitações de dispositivos Apple aumentaram nos últimos dois anos. “Este aumento é muito maior para a Apple (42%) do que para qualquer outro dispositivo (11%)”.

Em 2021, essa migração tornou-se uma tendência. O IDC afirmou que o uso de dispositivos macOS em empresas americanas atingiu 23%, enquanto os iPhones representaram 49% dos smartphones empresariais, e os iPads representaram a maioria dos tablets usados em locais de trabalho.

“O crescimento no uso de Mac entre usuários corporativos, especialmente para funcionários que trabalham remotamente e com a opção de dispositivo de PC, está levando mais empresas a adotar formalmente ferramentas e estratégias de gerenciamento em torno do macOS, junto com iOS/iPadOS e tvOS”, disse Phil Hochmuth, vice-presidente de Programa, Mobilidade Corporativa e Gerenciamento de Endpoint de Cliente do IDC.

Os gastos da empresa com dispositivos aumentaram 15,1%. Também vimos fornecedores, incluindo AWS e Teradici, começarem a oferecer Macs na nuvem.

Expansão da Apple no ecossistema empresarial

O ano também viu o ecossistema de fornecedores que já oferecem integração, segurança e serviços de MDM para plataformas Apple ganhar visibilidade e proliferar. Nomes bem conhecidos como Microsoft, IBM, Cisco, SAP, JAMF e outros ganharam destaque, enquanto uma nova competição de nomes como Addigy, Acronis, Truce, Moysle e outros surgia.

A demanda por esses serviços também está crescendo rapidamente. O principal parceiro de MDM da Apple, Jamf, confirmou recentemente que já ajudou organizações a implantar aproximadamente 1 milhão de Macs com a primeira família de chips Mac da Apple.

“É incrível ver o entusiasmo e o ímpeto da linha de Macs movida pela família de chips M1 entre empresas inovadoras, instituições de ensino de prestígio e muito mais”, disse Susan Prescott, vice-presidente de Marketing Corporativo e Educacional da Apple.

Martin Lang, vce-presidente da SAP, disse que suas equipes “nunca testaram uma máquina tão rápida” quanto os Macs M1 testados no outono de 2020. Claro, agora todos conhecem o poder dos Macs da série M, com os planos da Apple para a plataforma prometendo rapidez, desempenho e aprimoramento de recursos para impulsionar os computadores da empresa até o ponto final da pilha.

“Desde o lançamento do M1, venho argumentando que a maior oportunidade da Apple de aumentar sua participação no mercado de PCs está na empresa”, me disse Carolina Milanesi, presidente e analista principal da Creative Strategies.

“O produto provou ser não apenas desejável, mas capaz de atender às necessidades da empresa, e mudar de uma abordagem BYOD, ou backdoor, para implantação de TI permitirá que a Apple aumente o compartilhamento mais rapidamente”.

Apple Business Essentials

Com base em um produto que já foi oferecido pelo Fleetsmith, que a Apple adquiriu em 2020, o Apple Business Essentials vê a empresa alcançando usuários indiscutivelmente mal atendidos.

Voltado, principalmente, para empresas menores, a empresa diz que este serviço pode ser dimensionado para cerca de 500 dispositivos. A Apple argumenta que seu novo serviço deve ser visto como um ponto de entrada para soluções de segurança e MDM focadas em negócios mais completos de seu ecossistema corporativo mais amplo.

Dean Hager, CEO da Jamf, concorda. “Esses problemas precisavam ser resolvidos”, disse ele. “Isso vai aumentar o perfil da Apple nos negócios. O ponto mais fraco da Apple nos negócios sempre foi para as pequenas empresas que querem apenas começar”.

A Apple também se tornou mais assertiva ao defender o uso corporativo, encomendando uma extensa pesquisa para ilustrar os benefícios do Custo Total de Propriedade de suas plataformas.

Acompanhado por um site corporativo atualizado explicando os vários motivos para mudar para um Mac, o caso foi apoiado por um relatório da Forrester que mostra que o uso de M1 Macs economiza US $ 843 para as empresas em três anos em comparação com um PC.

O que está em jogo?

O analista Horace Dediu observa que a Apple agora tem produtos, serviços e ecossistema para atingir efetivamente cerca de 212 milhões de empresas em todo o mundo, com cerca de 31 milhões apenas nos Estados Unidos.

A evidência está aí. “Acho que há 10 anos o Windows liderava em participação de mercado”, disse Hager. “Agora, se você olhar para os EUA, o Windows está em torno de 32%”. O iOS e o macOS da Apple juntos respondem por mais de 40% do mercado.

“Não acredito que você possa ser um fornecedor confiável de software empresarial se não fizer parte do ecossistema da Apple hoje”, disse Jeetu Patel, gerente geral e vice-presidente executivo de Segurança e Colaboração da Cisco.

Se há uma falha nas credenciais corporativas da Apple, no entanto, é devido à insistência da empresa de que o trabalho começa no trabalho, e não em casa. Continua em aberto a questão de saber se a próxima grande novidade em tecnologia corporativa serão as soluções que vivem e respiram colaboração assíncrona e teletrabalho.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

2 dias ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

2 dias ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

2 dias ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

2 dias ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago