Para 16% dos profissionais, IA é principal tendência em armazéns do futuro

Levantamento da Infor e da Seal Sistemas revela expectativas sobre tecnologias como machine learning, robotização e WMS

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10:00 am - 22 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

As tecnologias com maior impacto nos armazéns do futuro serão a inteligência artificial e o machine learning (de acordo com 16% dos profissionais da área), seguido por automação robótica (14%), WMS (sistema de gestão de armazém, para 13%) e análise baseada em dados (12%). Os números fazem parte de um estudo conjunto da Infor e da Seal Sistemas chamado O Armazém do Futuro.

Foram ouvidos 124 executivos e profissionais de 97 empresas de diferentes indústrias (logística/armazenagem, varejo, manufatura, tecnologia, serviços, automotivo, farmacêutica e metalúrgica). O objetivo foi entender o nível de digitalização dos armazéns brasileiros, as tecnologias que serão adotadas, os desafios enfrentados e os benefícios esperados.

“Nos últimos anos, os armazéns deixaram de ser um custo e passaram a ser estratégicos para as empresas. Com essa pesquisa, buscamos entender como as organizações estão se preparando para o futuro e quais tecnologias serão fundamentais nessa jornada”, explica Waldir Bertolino, CEO da Infor no Brasil, que destaca o papel das soluções de WMS.

Os dados mostram que contar com ferramentas de controle que ofereçam informações completas e em tempo real da operação pode auxiliar bastante nas decisões. Por isso, a digitalização dos armazéns é um aspecto cada vez mais importante.

“Esse levantamento (…) não só comprova que a tecnologia está no centro das tendências globais em gestão de armazéns, como também demonstra em que medida esse movimento já está no radar de players que atuam na cadeia nacional de suprimentos, visando o aumento de produtividade e da rentabilidade”, explica Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.

Investimento elevado como desafio

Quando perguntados sobre quais os principais desafios a serem superados no processo de digitalização dos armazéns, o investimento inicial elevado vem em primeiro lugar, com 23% dos votos. Manutenção e atualização tecnológica aparecem em seguida (19%), depois necessidade de requalificação da equipe (18%) e resistência à mudança por parte dos funcionários (17%).

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Já entre os benefícios mais esperados são aumento de eficiência operacional (14%), redução de custos operacionais e de erros e retrabalhos, ambos com 13% dos votos. De acordo com Bernardes, estas vantagens são largamente impulsionadas, principalmente, pela adoção do Voice Picking (coleta de dados por comando de voz), do WMS e da IA.

Na comparação por regiões, a pesquisa mostrou que os profissionais do Sudeste tiveram a maior avaliação sobre a percepção de digitalização do armazém da própria empresa: em uma escala de 1 a 5 pontos, os participantes avaliam o nível de digitalização de sua operação atual em 2,81, seguidos por Sul (2,67) e Nordeste (2,44).

Já na avaliação da digitalização dos concorrentes do mesmo setor, os participantes do Nordeste deram a nota mais alta (3,22), seguidos por Sudeste (2,95) e Sul (2,72).

Concorrentes à frente

Um aspecto curioso da pesquisa foi a autoavaliação dos respondentes sobre o nível de digitalização do armazém da própria empresa em comparação aos concorrentes do mesmo setor. Em uma escala de 1 a 5 pontos, os participantes avaliam o nível de digitalização de sua operação atual em 2,72, enquanto os concorrentes estariam mais próximos dos três pontos (2,94).

Comparando os diferentes setores que participaram do levantamento, os entrevistados da indústria automotiva foram os que tiveram a avaliação mais alta sobre o nível de digitalização do armazém da própria empresa (a nota foi 3,13). Na sequência, aparecem os setores de tecnologia (2,82), varejo (2,73) e manufatura (2,71).

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Redação

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