Só 10% dos sites governamentais são acessíveis para deficientes

Pesquisa da BigDataCorp e do Movimento Web para Todos indica cenário em evolução, mas com muito a melhorar

Author Photo
9:10 am - 17 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

Houve uma piora nos sites governamentais brasileiros quando a questão é acessibilidade, ou seja, adaptação deles para pessoas com deficiência. É o que revela a quinta edição de um estudo sobre a experiência de uso de sites por pessoas com deficiência no Brasil feita pela BigDataCorp em parceria com o Movimento Web para Todos (WPT).

A pesquisa completa pode ser lida nesse link e analisou 26,3 milhões de sites ativos no Brasil, número 11% maior do que em 2023. Entre os analisados, 90% apresentaram algum problema de acessibilidade nos cinco testes realizados, com apenas 10% sem falhas. Comparativamente, em 2023 foram 97,7% dos sites com problemas, com 2,3% sem falhas.

Segundo Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, apesar da evolução os resultados mostram que ainda há muito a ser melhorado nos sites brasileiros. “É alarmante que quase todos os sites governamentais ainda apresentam problemas de acessibilidade”, diz ele. “Apesar das variações dos dados ao longo dos anos, é visível que há uma necessidade urgente de ações mais efetivas.”

Leia também: Google estaria em negociações para adquirir Wiz por US$ 23 bilhões

Todas as categorias tiveram pequena melhora na conformidade com os testes. A grande maioria teve saltos de 1 a 2 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Em 2022 a média de todas as categorias ficava em torno de 0,3%. Em 2023 esse número passou para 2,6% e em 2024 para 3,3%.

Segundo Reinaldo Ferraz, especialista em acessibilidade digital do NIC.br, em relação aos formulários e links, foi vista uma estabilidade com um leve crescimento, o que é positivo. Imagens com descrição tiveram um aumento significativo na conformidade, mas ainda não dá para comemorar.

“O salto no percentual de imagens com descrição de 15,8% em 2022 para 42,8% neste ano surpreende, talvez devido a ferramentas de geração automática de descrições ou outro recurso desconhecido. O problema é que não conseguimos mensurar a qualidade dessas descrições, se elas efetivamente descrevem as imagens publicadas nas páginas. É importante investigar tanto o motivo desse aumento quanto a qualidade das descrições geradas”, diz Ferraz.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.